quinta-feira, abril 05, 2012

Crónicas da Serra 1

Cá chegámos e graças a Deus bem. Comprei uma dourada de mar com 3,5kg, uns bifes altos de atum dos Açores,uma  raia ainda viva, a sangrar, para a caldeirada ou para fritar fina, e sargos de palmo.

Também trouxe dois lombos de porco alentejano, recordações de Ourique.

Aqui temos o borrego ou cabrito do nosso pastor, e mais uns queijos da serra que fazem a parte da renda dos pastos. Longe vão os tempos do avô de minha mulher, onde se um pastor da serra fosse apanhado com cabras no rebanho perdia por completo a credibilidade...

Comemos a Feijoca com pé de porco previamente salgado, e acompanhámos com um tinto da nossa casa já com 3 anos! Um dos melhores que por cá se fez. Nesta tarde vamos à prova do branco que tem deliciado amigos, compadres e outros camaradas de percurso.

As novidades da terra serão dadas mais lá para a tardinha, em volta da adega e dos seus aconchegos. Está frio. Muito mais frio do que lá para baixo, para a capital do Império! O termómetro, pelas 14h, marca 7 graus. A neve adivinha-se pelos cabeços da Serra.

Recordei-me, nem sei bem porquê, de Mestre Aquilino e o seu D. Frei Bertolomeu dos Mártires. Numa visita episcopal a um seu "paroquiano" mais virado para as delícias de Baco do que para as da Igreja, sendo Benevides o seu nome, D. Frei Bertolomeu terá dito :

- "Benevides não Amigo, antes BeneBibes!!"

E deve ser esta a retórica do que vamos aqui encontrar. Boa gente, amiga do copito mas ainda mais amiga do trabalho. Haja ele!

Só mais uma referência antes de ir tratar do lanche: Saberão os meus amigos que depois de 2014 segue imediatamente 2015? Pois foi o que nos anunciou hoje de manhã Frei D. Vitor Gaspar!

Olha que pôrra! Se não fosse o Homem ainda éramos capazes de saltar algum ano!

Ponho-me aqui a imaginar o que seria deste pobre país  se não fossem o Canadense e o Bruxéu!

Avante Ministros! De passo de ganso, em passo de ganso, sempre  em frente até encontrarem o abismo (já faltou mais)!

Nenhum comentário: