quinta-feira, abril 12, 2012

A fada do lar (gorila de 200 kg...)

Obrigado a ficar em casa sempre vou treinando receitas diferentes. Um empadão de bacalhau, fofo e saboroso, é sempre agradável. Mãos à obra, começando pela basezinha que não é mais do que um puré de batata mais a dar para o corrido do que para a massa de gesso...

Sabem como aldrabar um puré de batata congelado de forma a que ninguém dê por isso?

É fácil:  Juntem aos troços de batata congelados o leite gordo (Vigor) numa quantidade sempre um pouco inferior ao que diz no pacote. Por exemplo, para 500g x2  de troços de batata (2 pacotes)  devia ser 1 litro de leite. Mas deitem 0,8 l em vez disso. Depois juntem um bom pedaço de manteiga gastronómica , noz moscada a gosto, sal também a gosto e  um pacote de natas de 250g. Em lume brando vão mexendo sempre com a colher de pau. Já perto do final da "mexida" juntem 3 gemas de ovo, de preferência dos que têm a gema mais amarela. Perto do fim e se necessário podem juntar o resto do leite e acertar o tempero (sal). Tenham em atenção que o recheio é refogado, leva muita cebola e por isso mesmo vai liquidificar o puré. Este deve, em consequência, ficar mais para o grosso.

Para o recheio: Uma posta de bacalhau por pessoa, cozida em leite e desfiada sem peles nem espinhas.

Faz-se de seguida uma puxadinha com 2 cebolas, 4 ou 5 dentes de alho migados, coentros picados ou partidos à mão, meio frasco de molho de tomate com azeitonas italiano (há várias marcas), um frasco de azeitonas pretas descaroçadas e partidas aos pedaços pequenos, sal, pimenta , um copito de vinho branco ou moscatel e azeite do melhor.

Estando a cebola aloirada introduzem-se as lascas de bacalhau, misturam -se bem com o refogado e deixamos apurar.

Forra-se o  tabuleiro com o puré, deita-se por cima o recheio e torna-se a tapar com puré.  Pintamos com 3 gemas de ovo, cruzamos a superfície com um garfo a fazer grelha e vai ao forno no mínimo 3o minutos para tostar por cima.

Retira-se do forno para a mesa decorando com azeitonas pretas e acompanhando com uma salada mista.

Excelente como comida de conforto! Juntem à festa  um Alvarinho Soalheiro de 2010, ou ainda um Tinto do Dão novo. Quinta da Pellada ou Quinta de Saes são sempre apostas ganhas.

Nenhum comentário: