quinta-feira, abril 19, 2012

O Esquentador

António Peres Metelo tem fama de ser bom a esclarecer coisas da economia à "malta" menos entendida. Até o Dr. Mário Soares (sem malícia) foi várias vezes citado nos jornais por dizer aos seus Ministros das Finanças:

- " Assim não entendo! Chamem lá o Metelo para ver se me explica melhor!"

Nestas condições abro aqui um Post para falar sobre  a crónica de Peres Metelo  de  hoje na TSF (com chapelada).

Imaginem que uma família tinha problemas com o fornecedor de Gás... Já não conseguia pagar há 2 ou 3 meses... Entrou em duras negociações com esse Fornecedor, o qual só assegurou o fornecimento do Gás com garantias de pagamento, depois da família se ter comprometido a seguir um rigoroso orçamento controlado na sua vida diária.

Melhorou a situação dessa casa no que toca a banhos para o agregado familiar e comida quentinha? Nem por isso amigos leitores...

É que o esquentador da casa dessa família há vários anos que funcionava mal. Quase não aquecia nada...

Em Portugal parece que o problema do Gás está mais ou menos resolvido através das injeções de dinheiro da Troika... O grande problema é que o esquentador, a nossa Economia, continua a funcionar mal ou ainda pior... E sem esquentador (Economia viva e ativa) como poderemos tomar banho de água quente, por muito gás que se encontre ainda nos canos?

Agora, há que explicar esta evidência ao Dr Passos Liberal, ao Dr. Canadense do Esquentador, ao Dr. Bruxéu das Finanças...

Faz-se uma coleta para pagar ao Metelo e ele ir dar uma aula a estes personagens? E, já agora, ia acompanhado de um técnico certificado de gás, esquentadores e caldeiras?

Se fosse assim tão fácil seria eu o primeiro a contribuir. Infelizmente estes "apagões" de compreensão já não se explicam apenas pela falta de atenção nas aulas da matéria lá nas faculdades, ou pelas más experiências na escola da vida...

São mais do foro do Freud, Jung e outros assim. E quanto a isso, para fazer  psicanálise hoje em Portugal?...Nem sequer há comparticipações do Serviço Nacional de Saúde!

Nenhum comentário: