terça-feira, abril 17, 2012

É um Luxo educar os filhos?

A pastoral da Igreja para o Ensino Superior mostrou a sua grande preocupação com as taxas de abandono de alunos dos cursos superiores, simplesmente por não terem dinheiro para sustentar esse "vício".

Escreveram os Srs Padres uma carta ao Prof.  Nuno Crato e ao Conselho de Reitores, dando conta dessa preocupação e garantindo que, a continuar esta tendência,  num futuro próximo a educação superior seria apenas acessível a quem tenha posses para isso, independentemente da qualidade dos alunos.

Entre outras coisas, o corte imediato das bolsas de estudo a  alunos de famílias que tenham dívidas ao Estado (Fisco e Segurança Social) parece que será o maior problema com que estudantes pobres se defrontam.
Se a família já não pode pagar os impostos como poderá pagar as propinas? É cruel e desajustado? Não amigos leitores! Nada disso!  

É uma atitude muito  "liberal" cortar o acesso ao estudo dos bons alunos. Como todos sabemos tudo o que é "liberal" está agora muito de moda...

Também, estudar para quê? Não há empregos para tanto diplomado... Os Pobres e remediados que aprendam um ofício. Isso sim,  será melhor para eles e para o País.

Só que....Na minha modesta opinião, um Estado que manda os seus melhores alunos  para fora do sistema de educação está a cavar a sua própria sepultura.

Será, não tenho dúvida nenhuma, uma sepultura muito "liberal", com bandas na rua, discursos à americana de louvor ao velho País de 900 anos e  coisas assim.   E muitas flores (de plástico) ! 

Mas sepultura na mesma.

Nenhum comentário: