sábado, abril 07, 2012

O País do Esconde-Esconde

Já me custou ( e penso que a V. todos ) ouvir aquela confusão ministerial entre 2014 e 2015. Quanto termina o Programa de Ajustamento, quando termina o corte\roubo nos subsídios de Natal e de Férias…



Ontem o Expresso melhor esclarecia que nas decisões do Plano estava prevista a “recomposição” dos tais subsídios a 20% em 2015 e talvez em 40% em 2016.

Se tudo estava já “previsto e decidido” porque motivo o Governo, o 1º Ministro, o Ministro Vitor Gaspar, não o disseram logo??!!

Talvez pelo mesmo motivo porque se “esqueceram” de anunciar que acabavam as reformas antecipadas para o Sector Empresarial do Estado, tendo ido às escondidas a Belém com o diplomazinho, o qual também às escondidas foi promulgado e finalmente ontem publicado!

Um Governo não deve andar a enganar o seu povo. Embora saibamos que essa é uma das coisas que todos fazem logo que chegam ao poder. Mas tão mau ou pior do que enganar subtilmente são estas decisões grosseiras, feitas abertamente para impedir que os cidadãos assumam as posições contraditórias que a Lei lhes permite e o Direito lhes outorga.

Ai querem guerra? Está aberta a Guerra entre o Estado e os Contribuintes? Vale tudo? Então não se queixem das contabilidades criativas e da pouca consciência social que ficar na populaça.

Parece que estou a ouvir o Prior do Convento Portugal – Frei Bento Passos – a esfregar as mãos dentro do largo hábito preto e branco, confidenciando para o seu Irmão Vitor:

-“Tomem lá que é para aprenderem! Esta gentalha não merece mais do que isto!”

-“ É bem verdade V. Reverência! É bem verdade! Foi sina nossa sermos chamados a mandar no convento nesta altura danada da vida…Será tudo para desconto dos nossos pecados…V. Reverência saberá que já me falta azeite a ferver para os interrogatórios? Onde chegámos…Onde chegámos…Qualquer dia ainda nos negam o chumbo derretido! Tenho estado a poupar na ração dos prisioneiros, mas tenho receio que não o possa fazer por muito mais tempo!”

-“Tempos difíceis estes meu Padre, tempos difíceis! Cortai lá ainda mais um bocado na ração desses desgraçados e, já agora, na água também. E falando de ração, o que nos fará hoje a Madre Cristas? Estava-me a apetecer uma empadazinha de perdiz. É que vem cá almoçar hoje connosco o D. Mira Amaral, barão de BIC e senhor do BNP, e não queria fazer má figura…”

O grande florentino Nicolau Maquiavel, citado num dos nossos jornais, não me lembro onde, terá escrito que “As más notícias dão-se logo e subitamente, as boas notícias vão-se dando aos bocadinhos”.

Parece que aqui fazem ao contrário.

Ao contrário não! É que boas notícias não as há!!

Não há dinheiro para distribuir, o Estado está perto da falência, a Segurança Social está em riscos de perder a sustentabilidade. Tudo isto será verdade e assusta qualquer um de nós. É o terrível e já conhecido “monstro gutérrico” que volta para nos assombrar.
Mas contra isso há formas de lutar, que nunca serão: a forma como foi “resolvido”o caso BPN, a CGD e os favores que está a fazer a certas famílias para comprar a Brisa, o ir mais além do que a Troika, o esbulhar sempre os mesmos pequenos empregados por conta de outrem, o envolver meios vultuosos na busca pidesca e desenfreada ao último cêntimo dos impostos desta gente pobre e a empobrecer.

Pelo contrário, há que olhar para outros lados, para os financiamentos a 1% dos bancos junto do BCE, que são depois convertidos em empréstimos a 7% e 8% dos mesmos bancos às nossas empresas, para as Parcerias publico-privadas, para as Rendas das EDP’s, para os Off-Shores, para os Impostos dos muito ricos e por aí fora.

Coragem para estragar a vida aos pobres e classe média abunda, mesmo com medidas que roçam a ilegalidade: é anticonstitucional cortar os subsídios, mas vão-se cortando, à sorrelfa. Será anticonstitucional legislar sobre as reformas antecipadas sem permitir o contraditório aos Trabalhadores, mas adiante que estamos na Páscoa e é altura de Folar.

Coragem para deixar de pagar (por exemplo) as rendas absurdas das parcerias público-privadas não há! Mesmo que seja contra a Lei… A Justiça tem os seus vagares, e demora 17 anos a resolver os assuntos, Amigos! Ao menos sirvam-se dos buracos do País para poupar algum dinheiro e distribui-lo por quem precisa Carago!

Forte com os fracos, fraco com os fortes. Assim temos este Governo debaixo da saia da Troika e recebendo palmatoadas do FMI… Ainda há quem se admire de Manuel Alegre ter escrito que, se fosse PR, teria vergonha do que se está a passar?

Teremos Eleições Legislativas em 2015. Convém aos senhores feudais aligeirar o jugo das bestas por essa altura, pois quem vota serão as ditas cujas mesmíssimas bestas.

E muito mais bestas do que isso serão, se votarem como fizeram em 2011…

Isto digo eu, que pouco ou nada sei...

Nenhum comentário: