quarta-feira, junho 23, 2010

PORTUGAL 2010 apresentada aos MCS

A Mundial de Filatelia (bem sei que faz figura de pobre face à actual "conjuntura"...) que se realizará de 1 a 10 de Outubro, no Parque das Nações, em Lisboa, foi ontem apresentada à Comunicação Social.

Alguns dados que permitirão ter uma ideia da dimensão do evento:

*Área de Implantação - 10 000 m2 no Parque das Nações, dos quais 1000 m2 para a Exposição documental temática sobre os CTT no  centenário do Regime  Republicano e os restantes para a componente Filatélica. Espaço de Juventude, Biblioteca especializada , sala de Imprensa e Auditório farão também parte do Lay Out da Exposição.

*Número de Países Expositores aderentes – Confirmadas as participações das Federações Nacionais de Filatelia de 77 países. 28 Operadores Postais de todo o mundo presentes com Stands de Vendas e 18 Comerciantes. Vem até a Coreia do Norte (ou vinha...).

*Número de Expositores –Recebemos 1030 propostas de Coleccionadores com intenção de expor, das quais os Jurados federativos , pela necessária limitação de espaço, escolheram apenas as 600 melhores colecções para competir.

*Número de Quadros em competição – 1,500 quadros; 3,000 faces; 48,000 folhas de selos: perto de 1 Milhão de espécimens filatélicos (selos e outros objectos filatélicos) em Exposição.

*Número esperado de visitantes – cerca de 150 000

*Eventos durante a PORTUGAL 2010:
 - Congresso (eleitor do Presidente) da Federação Internacional de Filatelia
- Congresso da Associação Mundial dos Jornalistas Filatélicos
- Assembleia Geral da WADP\UPU e Fórum especializado sobre o tema de impressão de segurança (Papel, Cola e Tinta)

* Emissões Filatélicas dedicadas à PORTUGAL 2010:
- Símbolos da República (2007); Ideário da República (2008); Mulheres da República (2009); Bustos da República (2010); A Assembleia da República (2010); CERES em Talhe Doce (2010).

* Edição do Livro do Prof. António Costa Pinto "Os 100 Anos da 1ª República" durante a exposição.

Estão todos os leitores convidados para nos visitarem nesse início de Outubro. Entrada Gratuita para ver algumas das preciosidades expostas: Parte das coleccções de Sua Majestade a Rainha de Inglaterra e de Sua Alteza o Princípe do Mónaco, por exemplo, para além das melhores peças portuguesas de sempre.

Um comentário:

Fernando Bernardo disse...

A Portugal2010 será um êxito. Não tenho grandes dúvidas sobre isso.
Lá estarei como observador se não surgirem contratempos.
Não percebi muito bem o alcance de "bem sei que faz figura de pobre face à actual 'conjuntura'..."
Qual o número de elementos que compõe o quadro de jurados?

Saudações Filatélicas.
F.Bernardo