terça-feira, junho 08, 2010

Justiça!

A Ordem da Liberdade para Saldanha Sanches no 10 de Junho. Embora "post mortem" - como é o costume neste País -  é de inteira justiça!

Com chapelada a Francisco Seixas da Costa (Embaixador em Paris) aqui se transcreve alguma coisa da vida deste grande lutador:

José Luis Saldanha Sanches faleceu  a 14 de Maio de 2010, em Lisboa. As novas gerações portuguesas conheceram-no, através de regulares intervenções televisivas, como um fiscalista "sem papas na língua", cheio de e de coragem opinativa, que muito ajudou a decifrar, sem tabus, algumas questões económicas do nosso quotidiano.


Porém, e para quem não saiba, a biografia de Saldanha Sanches foi muito mais do que isso. Antes de 25 de Abril de 1974, foi ferido a tiro pela polícia e, com 21 anos, foi preso político. Passou seis anos na prisão de Peniche. Após a Revolução, foi a primeira figura pública a dar a cara pelo MRPP (Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado), tendo então voltado a ser preso, por um curto período, como diretor do jornal "Luta Popular". Abandonou a política partidária em 1975, mas manteve, com a sua mulher. Maria José Morgado, uma jurista "militante" anti-corrupção, uma constante intervenção cívica.

Nenhum comentário: