terça-feira, setembro 01, 2009

Quem ganhará as Legislativas?

Pois é, se eu soubesse era bruxo e fazia já o EuroMilhões...

Todavia, e antes de serem publicados os resultados da 1ª sondagem depois das Férias, gostaria de partilhar convosco alguns "sinais" que retirei e ainda vou retirando da leitura dos MCS e das intervenções de campanha .

O grande problema, a "million dollar question", será sempre saber se o PSD conseguirá ganhar ao PS . Depois disto virá a questão da dimensão da vitória de um, ou do outro. Para acabar teremos o posicionamento dos "pequenos " partidos e as posições relativas que conquistarão dentro da AR.

Antes das Férias, nos finais de Junho, depois do descalabro que foram as europeias para o PS, parecia a todos os comentadores que o PSD tinha dado a volta por cima. Hoje em dia, e tendo em atenção as últimas notícias e intervenções de leaders de ambos os Partidos , já não estou tão seguro...

Parece-me que a situação em termos de chegada à meta estará muito próxima de um empate técnico. Vamos esperar para ver as sondagens, mas esta é a opinião que actualmente tenho.

Não creio que tenha sido por mérito do PS que se terá dado esta potencial inversão de papéis, mas sobretudo por demérito do PSD e da sua actual liderança, com relevo para a malfadada e mal explicada escolha dos membros para as listas de Deputados.

Se assim acontecer - o empate técnico, mesmo que com tendência ganhadora PS ou PSD - estou também convicto que nos aguardam tempos interessantes. Haverá que fazer cedências e coligações , o que é próprio de qualquer democracia e se louva (pelo menos essa é a minha visão).
Mas enquanto que o "Paulinho das feiras" não pára de revirar as pestanas para a Tia Manuela, fazendo-se desde já a um lugar na mesa do Poder para dela recolher as habituais mordomias e compensações, não vejo, sinceramente, o Engº Sócrates a ter de governar coligado.... E com quem?

Saudosos do Bloco Central - vêm-me à cabeça os inefáveis João de Deus Pinheiro e Pina Moura (quem diria??!!) - terão de esperar bem sentados, já que não é crível que Manuela e Sócrates se venham a entender....

E o Presidente da República, com a sua vontade bem expressa de dar o Governo à sua Pupila, o que fará no caso do PS vencer "à tabela"?

E José Sócrates se perder por uma "unha negra" vai demitir-se? Ou utilizará na oposição os deputados que controla para fazer cair tão depressa quanto possível o próximo Governo, com ânsias de vingança que, infelizmente, todos também sabemos que fazem parte da sua forma de estar na Política?

Tempos bem interessantes , repito, perfilam-se no caminho...

Uma última palavra para os que dizem e escrevem que em tempos de crise económica o pior que nos podia acontecer era esta "caldeirada" sem prenúncio de estabilidade política à vista, pelo menos a curto prazo: o País já ultrapassou outras crises e continua "vivo e a mexer".

Concordo que cada vez "mexe" menos, sobretudo em relação à obrigação de providenciar a melhoria das condições de vida dos seus cidadãos, mas o que querem?

Não deverão esses mesmos cidadãos tentar fugir ao estado-providência e fazer uso das suas capacidades para se tornarem cada vez mais independentes dos bolsos públicos?

Ou será a sina do "portuga" viver de ordenado em ordenado e gastar hoje o que lhe fará falta amanhã, sempre com fé nalgum milagre que venha a fazer a Senhora de Fátima...?

Nenhum comentário: