sexta-feira, setembro 25, 2009

As Eleições - Impressões Finais


Sondagem da Católica (a última a ser conhecida e também a mais abrangente, com mais de 4300 contactos concretizados) :

PS - 38% (das intenções de voto) - 100 Deputados, ficará a 16 da Maioria absoluta
PSD - 30% - 80 Deputados
BE - 11% - 22 Deputados
CDS\PP - 8% - 15 Deputados
CDU - 7% - 13 Deputados

Pedro Magalhães, comedido como sempre, assina no DN\JN a sua coluna de comentário às últimas previsões eleitorais, dizendo que - e cito com alguma liberdade de interpretação - "embora exista desde já consolidação das tendências de voto (...entenda-se Vitória do PS sem maioria absoluta) , é ainda possível imaginar que um qualquer enviezamento consistente possa ter afectado a previsão e, sendo assim, apenas no Domingo à noite saberemos de facto quem nos pode governar ..."

Nestas declarações sensatas deve ler-se nas entrelinhas o resultado mais provável do acto eleitoral do dia 27, aliás confirmado por todas as outras previsões de analistas distintos:

*PS ganha com 8 pontos de avanço sobre o PSD; BE torna-se a 3ª força política mais importante; CDS\PP ultrapassa o velho PCP (embora aqui CDU).

* Direita somada tem menos deputados do que o PS sózinho. O PS não alcança a Maioria absoluta, mas , a confirmarem-se estes resultados, também não fica assim "tão refém" das outras esquerdas como se temia.

*Os indecisos ainda são 12%, mas a análise estatística mostra que é impossível que todos estes indecisos votem num mesmo Partido, única situação que poderia impedir a vitória do PS neste Domingo.

Em conclusão, as minhas dúvidas pessoais, para esclarecer ao serão de 27\09, são estas (e por ordem de importância):

a) Até que ponto o PS vai consolidar a sua Vitória? Aproximar-se-á da Maioria Absoluta ou vai ficar-se por um resultado ainda mais magro do que o aqui anunciado , embora dentro do intervalo de confiança da Previsão, que estipula 1,5% de margem de erro? (Na minha visão não suportada por estudos paralelos ( já não tenho os meus alunos que me ajudavam nestas artes) acho que o PS vai de facto ganhar, mas que ficará pelo nível mais baixo do Intervalo de Confiança, ou seja, pelos 35% a 36%).

b) Vai o BE confirmar a sua importância relativa no xadrês político nacional? E com que consequências? Poderá integrar o Governo, chamado por José Sócrates? (aqui o "gut feeling" diz-me que NÃO, embora admita que BE será Terceiro).

c) E, finalmente, como fica a grande luta dos últimos, entre CDS\PP e CDU? (De novo, aqui o tal do "gut feeling" diz-me que CDS\PP ganhará esta contenda... )

E vamos ver se acertei ou se falhei....

Domingo à Noite falaremos e , para uma boa e sã Democracia, permitam que o meu último apelo seja para que VOTEM TODOS!!

Nenhum comentário: