quarta-feira, setembro 02, 2009

O Bem Arranjadinho


Esteve José Sócrates ontem à frente de Judite de Sousa, na RTP 1, antecipando os debates que por aí vêm -e começam já hoje, na TVI, entre Paulo Portas e o mesmo Sócrates.

Esteve ontem bem ou mal o 1º Ministro?

Pegando nas suas próprias palavras, eu acho que esteve "bem arranjadinho"... Disse quase nada de novo, falou muito pouco do futuro e passou o tempo a enfatizar aquilo que o separa de Manuela Ferreira Leite, sobretudo ao nível das escolhas pessoais e do "progressismo" que ele assumiria na sua vida, ao contrário da maneira de ser atávica e conservadora que ela não deixaria de ter.

O caso Freeport foi abordado mas sobre ele nada disse de concreto, apenas reiterou a sua "confiança na Justiça"... Notei também que ele, como 1º Ministro, "não podia criticar a lentidão da Justiça". Comprende-se que se o fizesse estaria a dar um tiro nos próprios pés, mas alguma coisa deveria ter dito para contrariar aquele que será (e já é) um dos maiores cavalos de batalha do PSD nesta guerra eleitoral: A Justiça lenta como travão ao desenvolvimento do País

Levava gravata VERMELHA, repararam? Como irá hoje ao debate com Portas? Aceitam-se apostas, mas eu avanço que ele repetirá a graça... Já Paulo Portas quase de certeza que irá de AZUL... Vamos ver se acerto.

Neste momento, e depois de bem ponderado tudo, será à esquerda que José Sócrates tem de fazer charme para ganhar alguns dos votos que muito lhe farão falta. Isto porque o maior dos seus "assets" nesta área - Manuel Alegre - não fará parte do próximo Parlamento.

Numa coisa Sócrates e Manuela Ferreira Leite estão de acordo: é no apelo ao voto útil da esquerda e da direita, para que estes não se dispersem pelos CDS, BE e quejandos... Isto admitindo que o eleitorado fiél do velho e honrado PCP estará por cima destas flutuações burguesas e um pouco fúteis.

A seguir as cenas dos próximos capítulos, com calma e - pelo menos para mim que retiro um verdadeiro prazer destas coisas - alguma salivação expectante. Um pouco, e mal comparado, como esperávamos há já tantos anos atrás pelos episódios da Gabriela de Jorge Amado na RTP... Ainda se lembram? E se procurarem bem, até aqui e agora, neste início do Sec XXI em Portugal, também encontramos aos pontapés "Coronéis e Jagunços...". E é exactamente na altura das eleições que "eles" vêm mais ao de cima, sobretudo nas autárquicas.

Nenhum comentário: