terça-feira, julho 07, 2009

Santa Luzia em Viseu


Regresso a Viseu e nova oportunidade para reavaliar o clássico:

Restaurante Santa Luzia
Estrada Nacional 2 Campo;
Viseu3510-512
Telefone

232459325

Um dos melhores, para não dizer o melhor , Restaurante da velha Cidade Berço (ora toma para lá Guimarães!!). Tem uma Ementa a apostar nitidamente nos produtos regionais beirões, como seria de esperar e se louva!
Fica na Estrada Nacional nº 2, a caminho de Lamego, perto do cruzamento para Abravezes, numa localidade (freguesia) chamada "Campo". Mesmo do outro lado da rua onde se encontra o "Forno da Mimi" (também recomendável).

Peixe: Bacalhau à Brás;Linguado à Delícia;Filetes de polvo c/migas; Sardinhas fritas; Lampreia; Arroz de polvo a correr; Sável de escabeche; Pescada frita com migas; Bacalhau à Lagareiro .

Carne: Arroz de Galo de Cabidela;Cabrito assado à Padeiro; Vitelinha na Púcara; Costeletas de novilho; Lebre à Caçador; Perdiz de cebolada, Arroz de Costetas em Vinha d´Alhos, Feijoada à Pastor.

Doces: Leite Creme, Doce de Ovos e Pêras Bêbadas.

A carta de vinhos é extensíssima , muito centrada no Dão. E , nesta região , dividida por Quintas e por Adegas Cooperativas. Ali se encontra quase de tudo o que o Dão oferece, mesmo as coisas mais recatadas como o excelente "Quinta da Fata", ou então os superlativos vinhos do Engº Álvaro de Castro (Quinta de Saes, Quinta da Pellada, Carrocel, etc...)

Três cristãos , a abrasarem daquele calor que só quem conhece a Beira Alta entende, por lá entraram num destes dias.

Entradas da casa : Presunto serrano (assim , assim; não faz esquecer o Pata Negra, que me perdoe o patriotismo...); Paio do Lombo (bom); Farinheira e Morcelas torradas (excelentes).

Pratos principais: Polvo com migas (de cair para o lado!, a desfazer-se na boca de tão tenro, com as suas migas de couve segada, feijão frade, broa , etc...). Bacalhau à Brás (muito bom, dose ampla); 1\2 dose de feijoca à Pastor (tinha couve mas não tinha pé de porco, substituído pela orelha... não estava canónica - ver a minha receita lá para trás em posts mais antigos - mas muito bem apaladada).

Sobremesa: um leite-creme só para provar ( queimado no momento, bem bom que era..)

Vinhos brancos que a canícula assim recomendava: em primeiro lugar um Quinta de Saes Reserva de 2006, depois o magnífico "Primus" de 2005, ambos do Engº Álvaro de Castro

Preço: cerca de 80 euros, mas atenção, que só nos vinhos foram 42 euros... Com cuidado na escolha báquica comem aqui 3 pessoas , à vontade, por menos de 40 euros!

Nenhum comentário: