quinta-feira, julho 30, 2009

Programas e Nervosismos


O PS apresentou ontem o Programa de Governo futuro, para o caso de ser o Partido mais votado.

Novidades absolutas não foram muitas, talvez a insistência no casamento gay (que já vinha de trás e que parecia agora inevitável dado o convite feito ao Dr Miguel para entrar nas listas), ou então a questão de adaptar o sistema fiscal à classe média (mas como?), ou ainda a vontade de "espremer" um pouco mais as contribuições das grandes fortunas para o IRS. Ah, já me esquecia, vai ainda o próximo Governo PS "tratar da saúde" aos Off-Shores... Não nos disseram era como, nem quando. A Regionalização (com a sua barba branca até aos pés) será também aposta do novo Governo PS! E ainda a limitação dos mandatos de PM's e de Presidentes das Autónomas (Alberto João, olha que o Homem não se esquece...)

De tudo o que li - e ainda li pouco - parecem-me boas intenções, alguma demagogia e ...vontade de agradar a gregos e a troianos, o que significa algum medo e nervosismo das élites pensantes da Partido da Rosa.

Por outro lado a (ainda) Oposição parece estar a pensar naquilo que pensaria quando pensásse formar Governo...

Temos assim a Drª Manuela Ferreira Leite a ter de se limitar a fazer uma marcação cerrada ao actual PM, tal como se fosse um defesa central do Inter de Milão nos tempos do velho "catenaccio"...

Lá esteve ela, a convite do Diário Económico (segundo me parece) a dar palmadinhas nas costas aos ricos e influentes, por um lado, mas por outro manifestando a sua vontade de que os ricos gastem cada vez mais, para depois "lhes irmos tributar os Iates".

Sabem que eu próprio penso da mesma maneira em relação ao gastar de dinheiro no País ( e não fora dele nem refugiando-se em Off-Shores), mas eu sou eu, que escrevo neste Blog que é lido por uma ou duas centenas de almas ( Muito Obrigado !!) e tenho dúvidas que semelhante estratégia seja compreendida pelos milhões de portugueses votantes...

É engraçado ver as reacções dos Jornais a este programa do PS e à anterior intervenção de MFL no tal convívio do DE.

O "I" , do grupo Lena , pôe nas parangonas um sério aviso ao Povão: PS quer acabar com algumas regalias da ADSE... Que forma interessante de fazer jornalismo, comento eu, destacar uma medida que ainda não vislumbrei nos textos a que tive acesso deste programa do PS, a não ser que a tivessem extrapolado da frase: "devem os sub-sistemas de saúde caminhar para formas de finaciamento auto-suficientes"... Convenhamos que é este um passo relativamente esticado - mesmo para o "I" ...

Li também , penso que no Público , que os sindicatos dos Professores vão fazer activamente campanha "contra o PS" - à conta de Blogues (boa sorte...), Manifestações e coisas assim... Será a primeira vez, que eu me lembre, onde uma Classe profissional (ou quem diz representá-la) assume este tipo de posição antes das eleições...

Estou mesmo a ver, se a moda pegar, os Campinos, Peões de Brega, Toureiros e profissões correlacionadas irem para Sintra e Viana do Castelo fazer campanha contra os Presidentes locais, ou então os "arrumadores" de Lisboa a enxotarem daqui o Dr Santana Lopes, com medo da quebra de receitas que os silos de automóveis que este pretende construir na capital, como cogumelos, lhes provocariam...

E ainda agora vamos no início das "festas"... Não há dúvida que este Verão promete pândega.

Nenhum comentário: