terça-feira, julho 14, 2009

A campanha por Lisboa


Todos estamos um pouco descontentes com este PS.

Até aqui em Lisboa, António Costa, considerado o nº 2 do regime (dentro do PS, esclareço!) fez coisas que não deveria ter feito. As obras na Praça do Comércio com as malfadadas interrupções de trânsito que se seguiram estão entre os piores desastres da sua curta governação, na minha opinião.

Foi mal aconselhado, teve por "guru" um jovem turco (Marcos Perestrello) a quem já foi dada (felizmente) ordem de marcha para Oeiras, com o objectivo de desalojar o "ladrãozinho", o soba daquele local. Boa sorte é o que lhe desejo, e por mais do que uma razão...

Entretanto vê-se que o próprio 1º Ministro está um bocado "às aranhas" para encontrar o seu novo rumo em direcção às Legislativas, também depois de largo período passado a gerir em "petit comité" com alguns dos seus indefectíveis , esses "yes man" a quem apenas o acenar da cabeça do dono dava motivo para (com vossa licença) abanarem a cauda.

Esta mania de deitar para o lixo tudo o que se encontrou de mais antigo, todas as "medalhas" do velho PS que faz parte deste País em que nos encontramos, dá que pensar...

Renovação será obviamente precisa, a todos os níveis, mas nunca à custa de deitar borda fora a experiência e a sabedoria dos mais antigos.

As curvas de aprendizagem são cada vez menos longas, dirão os acessores e os consultores de imagem desta nova vaga, abrindo muito os bolsos à massa que não deixará de escorregar a cada palavrão proferido.

Pode ser que assim seja, mas na prática, quando é preciso trabalho árduo e diálogo profícuo, quando for necessário fazer campanha a sério e na rua, vêem-se pouco os "novos actores" e será preciso fazer apelo a algumas "velhas carcaças que ainda têm tomates" (peço desculpa) para vir para a rua, apesar da idade, a puxar pelo "seu" PS (que já não é bem este...).
Daí os apelos à "unidade" e às "forças vivas do partido" que agora estão tanto de moda...

Enfim... Lamentações de um velho desiludido com o PS e com a governação. Este até já nem sabe se vota ou se se abstém ! - Dirão alguns .

Desiludido estou eu e estarão muitos outros. Mas não votar não é, nem nunca foi, opção. Ainda me lembro de quando o não podia fazer ( e é essa experiência de levar porrada à frente dos cavalos da Guarda, na Alameda da Universidade, que deve faltar a muito "assessor" destes tempos modernos).

Mas depois de ler, ouvir e ver o inefável Santana Lopes a tentar entrar de novo nos corações dos lisboetas pela porta mais pequena, com o seu indesmentível "charme" , apenas uma coisa lhes posso garantir: perdoarei a António Costa todos os " Perestrellos" do mundo e vou votar nele em Outubro, independentemente do resultado das Legislativas.

E Olé!

Nenhum comentário: