terça-feira, fevereiro 10, 2009

No meu barbeiro, o Sr Pica


Estava eu sentado na cadeira do Manél, mão direita do Pica, a lavar a mioleira antes de aparar a relva, quando se senta ao lado um vetusto e respeitável cavalheiro - para aí com uns 90 anos bem puxadotes - seco de carnes e de olho vivo.

Já lá o tinha visto algumas vezes naquele meu barbeiro - o Sr Pica , nascido no Alentejo profundo mas há muitos anos a viver ali mesmo em Cascais - que costumava "operar" no defunto Estoril-Sol e o que mais fama tem em todo o Concelho, o barbeiro de Mobutu (que o mandava ir ao Zaire de avião privado só para lhe cortar o cabelo...!) e de muitas outras personalidades do jet set cascavélico (Marcelos da TV, Freitas do Amaral , e por aí fora..)

É o velhinho Cliente do Pica pessoa respeitabilíssima, mas que - neste muito entradote Outono da sua vida - começa a perder algumas faculdades cognitivas . Quem poderá reclamar se tivesse 90 anos ? E, para mais, ainda conduz a velha banheira, um Ford quase com a mesma idade do dono.. .

O Sr. Pica - que é quem lhe trata da cabeleira (melhor dizendo, dos poucos pêlos que lhe vão despontando na careca fora de prazo) - nunca sabe muito bem como há-de entreter o idoso Juiz (pois era essa a sua ocupação) durante os poucos minutos que este dedica, sempre uma vez por mês, a esta tarefa civilizada de ir ao barbeiro.

É que o Meretíssimo Juiz já não acompanha a bola, muito menos a política...E , pior ainda, agora que começa a ter de enfrentar a possibilidade de partir brevemente para o outro mundo, deu-lhe para o misticismo...

E a conversa começou mesmo por ali, com o Juiz a dizer:

- " Estamos a chegar ao fim dos tempos, Sr. Pica... "

-" Fim dos tempos? Há pois, está tudo a cair da tripeça, a crise e assim, não é? Pode ser que o Obama dê um jeito ao mundo Sr Doutor..."

-"Mas olhe que o fim dos tempos não é a mesma coisa que o fim do mundo!"

-" Ai não? Para mim tanto faz, se acaba o tempo acaba o mundo e pronto!"

-"Sabe Pica, ele sempre houve grandes Profetas..."

-"Pois está claro, por exemplo o Jeremias! Grande Homem!"

Respondeu o Pica (só lhe faltou dizer que ainda o conheceu...).

-" Mas olhe que nem todos eram do antigamente, do Velho Testamento...Por exemplo, no século XV em Espanha ele houve um grande Profeta que se chamava José e que adivinhou que num dia do futuro Homens e Mulheres haviam de se vestir da mesma maneira!"

-" Ele disse isso? Naquela altura? É obra..."

-" É verdade Sr Pica. Um grande Homem de Deus que até ressuscitava os mortos!

Aqui é que o amigo Pica, crente em Deus mas também educado na gramática de esquerda da oposição ao regime de Salazar, lá na planície de Ferreira do Alentejo , não se conteve:

-" Ressuscitava os Mortos?! Ora essa! Ressuscitaria alguns que estavam assim a modos que a meio - pau Sr Doutor! Que os mortos desde os tempos de Jesus Cristo ninguém ressuscita!!"

-" Está provado Sr Pica! Ressuscitava mesmo os mortos..."

-" Então fecharam os cemitérios lá em Espanha não? Ora tenha paciência que não se deve acreditar em tudo aquilo que lemos!"

E com esta calou o velho Juiz...
NOTA: O leão tosquiado não é piada aos 3-2 do fds passado...Mas podia ser...

Nenhum comentário: