segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Freeport nas Sondagens

Era inevitável. Inevitável o estudo do "caso" Freeport em termos de consequências eventuais nos processos eleitorais. Pedro Magalhães na excelente coluna que assina no "Público" faz-se hoje eco dessa inevitabilidade e comenta os resultados de nada menos do que quatro (4) sondagens que foram feitas tendo como pano de fundo o Freeport e as intenções de voto no PS.

Estranho será notar que, das quatro sondagens sobre análise , apenas a mais antiga (e portanto mais perto do início desta "campanha") teve resultados significativos ao nível da "fidelidade" do voto dos Portugueses, castigando o PS. As últimas três mostraram como se vai esbatendo cada vez mais o efeito pernicioso para o PS deste caso.

E Pedro Magalhães (por favor leiam o artigo) traça comparações com os USA e o que se passou no caso de Monica Lewinsky e Bill Clinton, onde, e apesar de se ter provado que o Presidente tinha mentido, os resultados eleitorais pouco ou nada penalisaram esse "defeito de carácter"...

O PSD não sobe apesar de tudo isto - Marcelo Rebelo de Sousa clama agora que é por culpa da "falta de carisma, de imagem" da Drª Manuela Ferreira Leite - PCP, BE e CDS\PP pouco aproveitam e o PS não desce tanto como se esperaria, mantendo-se confortavelmente à frente das sondagens, embora já um pouco afastado do cenário da Maioria Absoluta.

Até começarem as Eleições ainda há muito tempo e se calhar os MCS descobrirão muitos outros "casos" e\ou "desenvolvimentos de casos antigos" virão à baila, mas o importante a reter, neste momento, é que nada vai afectar o resultado eleitoral como a situação de crise económica que o mundo atravessa...
Reparem - no gráfico anexo - como uma sondagem recente nos USA compara diferentes grupos profissionais em relação à necessidade de injectar capital público na economia caso existam factores de risco para o "sistema financeiro" durante esta crise, e como são exactamente os peritos do mesmo sector financeiro os que mais temem a respectiva instabilidade! Assustador, não é?

Por isso não me admiraria que o Povão português, quando tocar à votação, talvez aposte mais no "burro que me carrega, e que já conheço, do que no cavalo novo que me derrube "....

Eu disse "burro"?? Olha que pôrra!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Porque será que toda a gente discute as sondagens, e se o PS desce ou o PSD sobe, em vez de reconhecer a decadência de todo o sistema, e das figuras que o representam?

Porque havemos de continuar a fingir que o voto tem algum sentido, ao fim de décadas a ser enganados?

Será que não há ninguém que se farte, que dê o murro na mesa? Seremos tão carneiros assim?