quarta-feira, julho 02, 2008

Comentários sobre a Portela - TAP

Um dos nossos Leitores comenta os Posts sobre o que me aconteceu na partida e chegada a Lisboa. Podem consultar esses comentários no local do costume.

Concordo que, como é afirmado pelo Leitor, do ponto de vista estatístico estas ocorrências só representariam 5% (ou menos) do total do dia de trabalho na mesma Portela...Tive foi azar ... Acontece...À chegada e à partida...Não será azar demais??

Lembro-me do que me disse o velho Professor J.J. Laginha, imaginem há já quantos anos:

"-Mesmo que os índices de fiabilidade de um processo, como o da Aviação Civil, fossem de 99,9%, isso significaria que existia a probabilidade de que caísse um avião em cada 1000 que aterrasse ou levantasse voo de um Aeroporto...Estamos a falar de quase 1 por semana (naquele tempo!!!) , em Lisboa...Quem teria coragem de ir dizer às famílias das vítimas que tivessem paciência mas que o desastre estava dentro dos padrões estatísticos aprovados??!!"

Não se deve é confundir este tipo de ocorrência fortuito com o desenho propositado de um Estudo de Mercado onde apenas foram medidas, e de propósito para enviezar os resultados, variáveis explicativas de 5% da Variação total do fenómeno em apreço... E isto foi o que a DECO fez.

Recomendo ao Leitor que leia os últimos artigos científicos sobre esta coisa das "coincidências" ou do "azar" em termos estatísticos. Uma boa referência é o Blogue " Political Arithmetik" do grande especialista Charles H. Franklin, Professor de Ciência Política em Wisconsin.

Ou então o livro " Beyond Coincidence: Stories of Amazing Coincidences and the Mystery and Mathematics That Lie Behind Them" de Martin Plimmer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não é uma questão de enviesamento da análise dos dados e da informação,é tão sòmente uma questão de postura perante o Serviço ao Cliente.
Não creio que a notícia da Deco ou o trabalho tivesse um objectivo, de deliberadamente desinformar ou lesar a imagem dos CTT.É tudo uma questão de Qualidade percebida e praticada e de postura perante notícias desfavoráveis, que poderão ser uma optima oportunidade para se questionarem e inverter eventuais práticas menos adequadas.
A rede é muito vasta e os problemas existem diáriamente e agudizam-se sempre em períodos de férias( porquê?), por razões várias.Resolver questões de opinião em tribunal? e procurar justificações matemáticas ou de análise estatística, parece-me fora de tom.Cada um lá sabe as linhas com que se cose.Foi uma demonstração de força? ou do subconsciente?