quarta-feira, julho 02, 2008

Ainda a Juventude e a Filatelia


Mais Comentários fomos recebendo sobre esta temática, obviamente de grande importância para o futuro da actividade filatélica em Portugal.

Peço o favor dos leitores interessados irem directamente aos Comentários e lerem tudo.

Continuarei a trazer para aqui reflexões e ideias sobre este assunto.


Por exemplo:

Todos sabemos que é hoje possível dar vários tipos de aulas através dos selos. Geografia, Ciências da Natureza, Literatura Portuguesa, etc...

Uma ideia para animar as nossas escolas, naqueles tempos livres que os Professores são agora obrigados a dar para ocupar os alunos , seria exactamente levar alguns selos escolhidos para essas salas e ensinar aos alunos o que está nos selos...

Os CTT poderiam até fazer um Plano de aulas e de Assuntos a discutir com base em vários selos escolhidos dos últimos anos e entregar esse material já trabalhado ao M. Educação, para utilização prática.

No Dia Mundial dos Correios - 9 de Outubro - uma , ou várias, escolas poderiam ser escolhidas propositadamente para receber uma "conversa", uma "aula" , dada por um dos especialistas que nos apoia na emissão de selos ou de livros. Por exemplo o matemático Prof. Nuno Crato, ou o Astrónomo Máximo Ferreira, ou ainda o Mestre de Design João Machado....

Nota: A fotografia é do Dia Mundial dos Correios de 2007, numa Escola do Algarve.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Sr. Raúl.
Antes de mais, boa tarde, para si e para todos os que visitam o seu blogue.

Muito foi o já falado e debatido sobre o estado da filatelia em Portugal e o futuro da mesma, devido ao facto, da actual juventude, não se interessar pelos selos e ter em contrapartida outros interesses e formas de entretenimento, embora seja a minha opinião, que a filatelia não é só uma forma de entretenimento, mas também de educação.

Agora, como podem os CTT dizer que contribuem para o fomento do gosto pela filatelia junto dos jovens, quando eu por exemplo, ao fazer uma encomenda de selos na loja on-line dos CTT, para a minha filha de cinco anos, que lá vai mostrando algum interesse nos "papelinhos" que o pai tem lá no escritório e que de tempos a tempos, lá pede para o pai lhe contar umas histórias dos selos, a dita encomenda, por não ter atingido o valor para usufruir dos portes gratuitos, paguei, 4.50€ de portes.

Até aqui, tudo bem. Aceito o valor a pagar, mas por outro lado e tendo em vista que a compra era uma prenda para a minha filha, pedi para o envelope com a mesma, vir selado e não com a indicação de TAXA PAGA, o mesmo pedido caiu em cesto roto. Ao receber a encomenda, nem um único selo no exterior do envelope.

Pergunto eu, é desta forma que querem motivar a juventude para a filatelia? Poderei estar enganado, mas acho eu que a opção, não é a mais correcta.

Outro ponto, do meu desagrado, pois o exemplo, deveria vir de cima, na encomenda vinham 2 GUIAS DE REMESSA, factura??? Nem vê-la!!! E depois são sempre os mesmos a pagar a factura do descalabro financeiro do país.

Cumprimentos
Luís Lopes