segunda-feira, julho 21, 2008

Os Processos Judiciais


Li hoje, penso que foi no Público, que o atraso nos Processos do Tribunal de Trabalho se avolumam desde que o actual responsável reduziu para quase metade o nº de intervenientes activos naquelas diligências.

Tenho estado a servir de Testemunha num Processo do Tribunal de Trabalho relacionado com uma queixa de uma trabalhadora à entidade patronal e , por isso mesmo, verifico em primeira mão a justeza da notícia.

Estamos a falar de acções passadas em 2002 e 2003 e que estão agora a ser inquiridas. Francamente como será possível um responsável qualquer, de qualquer empresa do mundo, lembrar-se dos contornos exactos de conversas tidas há 6 anos atrás?

Não é justo nem para a Defesa nem para a Acusação. Mas lá vamos - todos os envolvidos - respondendo o melhor que sabemos , tendo em atenção que a memória não só é curta como tem tendência para se "aprimorar" com o passar dos anos à conta dos interesses vários em disputa... Não é isto Verdade nem Justiça.

Também hoje será dada conclusão ao famoso Processo Maddie, este do foro criminal.

Mais do que celeridade na instrução , fica aqui a impressão de - desculpem - algum atabalhoamento na pesquisa do local da abdução, tal como se uma matilha (salvo seja) de cães pisteiros tivesse por ali entrado na ânsia louvável de rapidamente encontrar a solução do mistério, mas com tal frenesim que deixou de lado qualquer possibilidade de pesquisa científica posterior ser bem sucedida.

Isso, mais a mediatização do Evento, mais a politização do mesmo, mais o muito e o demais que se falou...

Não está em causa denegrir as autoridades portuguesas por não terem descoberto o que se passou - na realidade o "crime negro", aquele que não é resolvido, é raro em Portugal e muito mais frequente, por exemplo, no Reino Unido - mas sim criticar esta sensação de "pesquisa mais ou menos foleira" feita por "amadores com boa vontade" enfim, uma auréola de "profissionalismo de meia tigela" que nem a Judiciária nem a PSP ou a GNR merecem ter por tudo aquilo ( e muito, e bom) que têm feito ...

Por fim - para não entrar nos Futebóis - o caso do BCP, a indemnização de 700 Milhões de Euros que Joe Berardo está a pedir em processo crime contra os antigos administradores do Banco...

Já se ouve dizer nos "mentideros" da Capital que os indícios de conduta mais ou menos fraudulenta serão resolvidos com multas para a organização BCP e sem responsabilização criminal ou civil dos perpetrantes...

Também não será isto nem Verdade nem Justiça. Mas aqui até ilibo os Tribunais...

Casem mas é a desgraçada da Culpa que está neste País morrendo solteira desde os tempos da 1ª República...

A Demagogia do regime vê-se, mais do que tudo, nestes processos e nestas "condenações".
Bem dizia Lampedusa que "é necessário que tudo mude para que tudo fique na mesma"...

E , atenção, que está para chegar o verdadeiro artista demagogo! Hugo Chavez, "lui-même", desembarca em Madrid hoje e por cá também passará.
Escondam os vossos filhos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente artigo, sou totalmente da tua opinião, o que pensas da sociedade e do nosso pequeno país é exactamente o que penso...isto vai de mal a pior , só há uma solução : uma revolução...bem agora com o acordo ortográfico já nem sei se escrevo bem o português..Vitor Vieira