segunda-feira, junho 11, 2007

Liberalização do Sector Postal adiada para a Presidência Portuguesa do Conselho da UE

A Presidência Alemã do Conselho da UE não conseguiu fazer aprovar a liberalização do sector postal com data de 1 Janeiro de 2009, tal como constava das directivas de Bruxelas e era mais ou menos esperado em todos os gabinetes de CA dos Operadores Postais de referência.

Tal incumbência passará assim para a esfera do nosso 1º Ministro José Sócrates enquanto responsável pelo novo (a partir de 1 Julho) período de rotação presidencial.
Estão a favor da Liberalização o Reino Unido, Holanda , Alemanha, Suécia etc (a fileira do Norte, todos os Países onde os Operadores Postais são já privados) e contra a Liberalização o Sul: a França, a Espanha, a Itália, etc...

Portugal tem dito aos costumes "Nim". Isto é, apoia em princípio e teoricamente a resolução liberal, mas preconiza ser necessário haver tempo suficiente para "preparar tão grande mudança".

Para os CTT Correios de Portugal é bom ou é mau adiar esta decisão?

Para mim é obviamente muito bom. Todo e qualquer mesito que se consiga passar à sombra do monopólio do correio fino representa muito dinheiro que pode ser aplicado na melhor preparação do incumbente para a refrega concorrencial que se aproximará...

Neste momento recordo que falta "apenas" liberalizar a fatia de tráfego postal fino abaixo das 50g.

E digo "apenas" entre aspas pois, como todos os que andam nestes caminhos do correio sabem muito bem, é nesta faixa dos menos de 50g que reside a grande rentabilidade dos operadores. Só em Portugal estimo que mais de 65% da Receita de Correios esteja aí residente.
Travar esta batalha de desgaste e de protecção da rectaguarda - para já não dizer de defesa dos postos de trabalho e da segurança social das mais de 50,000 pessoas que dependem dos CTT directa ou indirectamente - é um imperativo a que não nos devemos escusar refugiando-nos atrás do "politicamente correcto" ou do "venha a concorrência que é melhor para todos".

Será melhor para todos, mas quanto mais tarde também melhor - acho eu e peço desculpa da "boutade".

O Governo não pensa assim e a Administração dos CTT - que tem até feito um bom trabalho na preparação da mudança inevitável do paradigma de sobrevivência da Casa enquanto Empresa - muito provavelmente terá de seguir as instruções superiores.

Valha-nos a Santa Ota que pode ocupar mais do que o razoável a cabeçinha pensadora governamental e dar-nos (ainda e sempre) mais algum tempinho para ir amealhando...

Cada Euro importa - costuma dizer o Dr. Luis Nazaré, com razão. Então eu acrescento " e cada semanita sem liberalização ainda importa mais".

Gervas, vai tomando bem conta do nosso cofre que pode vir a ser preciso lá mais para o Verão...




Nenhum comentário: