sexta-feira, junho 08, 2007

Almoço de Amigos








Aproveitando o Feriado lá se fizeram alguns Km de estrada para ir ter à quinta do nosso bom amigo Álvaro, com o onjectivo de ali passarmos a tarde - depois de obviamente almoçarmos.

O pretexto continuam a ser as sardinhas, mas à cautela da sua esperada secura também se aviou um misto de entrecosto e lombos de porco preto assado na brasa, enquanto que eu fui preparado de casa com um tacho de arroz de galo caseiro já cozinhado e que só esperou 20 minutos no forno para se deixar comer.

Levantei-me às 5 da manhã para cozer o c**** do galo que era duro que se fartava, mas acho que valeu a pena... Tenho de dizer à minha "santa" que destes galos e galinhas vá criando com milho e alfaces os que entender lá na nossa quinta de Seia, que depois de mortos nós cá encontraremos forma de lhes dar a volta culinária.

Para beber? Enfim, mostro o que havia lá em casa: Barca Velha de 95, Pinheiro da Cruz de diversos anos, desde 1997, e Marquês de Borba Reserva de 1997.

Muito bons vinhos, infelizmente já a começar a decadência, embora de uma forma aristocrática e altaneira.

Também se abriu uma Magnum de Syrah 2000 da Quinta da Bacalhoa. O mesmo que os outros, mas com menos desculpa por ser Magnum.
Sem esquecer os vinhos da Região - Chardonnay Casa da Coelheira (muito agradável) e Tintos feitos em casa com castas locais.

Mais uma vez dei conta que os vinhos já evoluídos cada vez menos agradam aos comensais. Pensei que era problema meu - pois de facto cada vez gosto mais de vinhos novos - mas acontece o mesmo com muitos amigos meus...
Será já da "meia-idade" a entrar-nos a todos nos ossos?
Não se esqueçam do ditado: Para cavaleiro novo, cavalo velho e para cavaleiro velho, cavalo novo.
Independentemente dessa razão também é certo que - por imperativos Comerciais e de MKT - os Produtores cada vez mais fazem vinhos com anos reduzidos de prova, para que a rodagem de stocks e o reaprovisionamento se façam mais rapidamente.
Penso que - excepto para os Grandes Vinhos de qualidade top mundial - a fase de "comprar em "primeur" para guardar 10 anos na garrafeira e ver como evolui" já terá passado.
E não é só essa fase que terá passado, são também os vinhos, que estarão as mais das vezes também eles "passados" depois de 10 anos...

Nenhum comentário: