quarta-feira, março 29, 2006

O Estado-Maior dos Correios de todo o Mundo em Berna

A reunião do Comité de Operações Postais levou a Berna mais de 500 especialistas de todos (quase todos ) os Países do Mundo.

No âmbito da Comissão de Mercados, a que pertence a Filatelia, o prato-forte do dia foi a discussão sobre o "Selo Personalizado" e de que forma esta novíssima (de 2003) tendência pode vir a influenciar os resultados das Vendas filatélicas.

O panorama foi muito animador. Países onde a tecnologia digital de impressão está já desenvolvida e que têm um MKT evoluído obtiveram mais valias extremamente significativas desta forma alternativa de emitir selos postais.

Lembro a Finlândia, que vendia menos Filatelia do que Portugal e é um País com 5,5 milhões de habitantes e que agora e por causa do Selo Personalizado, vende 160 Milhões de Selos por ano!!

Em Portugal fizémos a primeira experiência de personoalização, a que chamámos de "Selo Corporate", há dias, na Emissão da "Água".

Mas há diferenças notáveis, pois tanto quanto sei foi nesssa altura e pela primeira vez no Mundo que se fez personalização directa imprimindo por off set e na Casa da Moeda (sem ser por fotografia digital posteriormente aplicada).

A tecnologia que os Colegas dos outros Países utilizam é distinta. As matrizes - molduras de selos onde figuram os grafismos obrigatórios - são produzidas nas Impressoras do Estado (ou de Segurança privadas) mas a personalização é feita "ao lado" da Matriz - caso da França, Bélgica e Áustria, ou dentro da "moldura" do selo - caso da Finlândia.
E sempre por tecnologia fotográfica digital posterior.

Estes selos não são - por outro lado - vendidos aos colecionadores, enquanto que no caso português os selos com a tarja da "AdP" foram também reservados para coleccionismo.

É claro que a impressão directa por off set na INCM limita muitíssimo a comercialização deste tipo de selos: só em ocasiões especiais e quando os Temas das Emissões do Plano Anual forem concordantes com os negócios das instituições públicas ou privadas que decidirem aderir.

O objectivo final de tudo isto - selo corporate à portuguesa ou selo personalizado - é sempre o mesmo: pôr o velho selo postal a circular cada vez mais e dar-lhe ainda maior notoriedade.

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