quinta-feira, março 16, 2006

Debate sobre as novas Tecnologias em Filatelia:O Selo personalizado

No fim deste mês de Março realiza-se em Berna o Fórum Filatélico da União Postal Universal dedicado à análise da questão do Selo Personalizado, que tanta polémica tem levantado nos países cujos Correios já o adoptam.

Trata-se de um Selo de uma Emissão Comemorativa que é produzido em off set, na Casa da Moeda lá do sítio, com formato duplo.

Numa parte - e para a totalidade da Emissão - imprime-se o Tema (alusivo geralmente a votos de Felicitações por casamentos, nascimento de filhos, aniversários, etc...) .

Na outra parte ao lado é possível cada Cliente individual inserir a sua fotografia posteriormente, através de impressão digital fornecida pelos Correios a partir do original que o Cliente disponibiliza.

Tudo isto já é possível executar através da InterNet (confirmem no Site dos Correios Franceses - La Poste) com encomendas mínimas reduzidas e a um preço unitário bastante acessível.

Tem tido um sucesso notável!!

O maior problema associado à generalização desta tendência consiste na nossa forma ainda tradicional de ver o selo como um dos símbolos da Soberania Nacional, disponível para compra de todos os Coleccionadores que o queiram adquirir e não como um simples veículo de propaganda (pessoal ou corporativo, porque uma Empresa também o poderia utilizar para sua Publicidade)

Do lado dos Pontos Fortes, diz quem defende esta abordagem, vem a necessidade imperiosa de pôr os selos a circular - para não serem esquecidos e abandonados - o que obriga a que se criem estas alternativas mais "popularuchas" ...

Vou analisar melhor estas ideias na UPU sem qualquer "parti pris". Não há (não deve haver) Vacas Sagradas na Filatelia.

Sabem que em Portugal lançaremos a 22 de Março o primeiro Selo Português Corporativo?

Na Emissão da Água - Fonte de Vida produzimos 60,000 selos Correio Azul com tarja ao lado em "setenant" que reproduz o Logotipo da Empresa AdP (Águas de Portugal) a quem vendemos
25,000 selos destes para circular na correspondência deles.

Os outros 35,000 são para disponibilizar aos Filatelistas que os quiserem comprar (nas Estações ou pelos nossos canais directos).

Também a mesma estratégia será aplicada à Emissão comemorativa dos 50 Anos da Fundação Calouste Gulbemkian, lá para Julho.

Se a ideia pegar penso fazer estes Selos Corporativos 2 ou 3 vezes por ano, sempre com Empresas ou Instituições adequadas aos temas que fazem parte do Plano Filatélico e também sempre acessíveis a todos os Coleccionadores. Caso a Empresa-Clçiente o pretenda ainda vendemos (à parte) a colagem dos selos no seu estacionário.

Esta a grande diferença com os "Selos Personalizados" os quais são vendidos a um Cliente - particular ou empresa - e não são disponibilizados a mais ninguém...

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