quinta-feira, março 30, 2006

A gastronomia na Suiça - nem tudo é mau...

Há a mania de que se come mal na Suiça.

Esta generalidade é injusta, pois num local onde a concentração de dinheiro será das maiores do mundo forçoso se torna que existam Restaurantes capazes de seduzir os Milionários, nem que seja apenas para duas ou três refeições por ano, quando lá vão falar com os seus banqueiros...

A Suiça de influência francesa tem muitos e bons restaurantes, e não estou só a falar do premiado "La Grappe D'Or" em Lausanne, cozinha francesa de interpretação pessoal, já medalhado no "Miquelino" e onde tive ocasião de jantar duas ou três vezes a convite do meu Amigo Paolo de Rosa.

Em Berna é que estamos mais mal servidos. Fora as Pizzarias (que abundam e que até servem uma Pizza de massa feita em casa e razoável) as casas de restauração locais tendem a especializar-se numa cozinha "alemã" pesada, na base de guisados de carne e com muita utilização das natas e outros derivados do Leite (a manteiga é notável) ou não fosse a zona de Berna ainda bastante rural e cheia de vacas (das verdadeiras vacas).

Fui a um Restaurante perto da Estação Central de Comboios, chamado Gourmanderie Moléson.

Especialista em Fondues de Queijo, tem também bons pratos de carne (strogonoff, cordon-bleu) e serve uma cerveja de pressão muito razoável.

Consegue-se jantar - com sobremesa e café - por volta dos 60SF (cerca de 40€).

Nenhum comentário: