segunda-feira, maio 18, 2015

Alegrias peculiares


Resultado de imagem para SLB BicampeãoA alegria pode e deve ser contagiosa, mas não creio que nos “manuais de procedimentos” esteja alguma coisa escrita em como a mesma alegria deve evoluir para o vandalismo, a destruição e a pancadaria…

O SLB é BiCampeão! Vivas e barretes lançados ao ar! Abraços e beijos! Tudo a que temos direito!

Mas porquê estragar o que já é muito bom com bebedeiras descomunais, mijo na via pública, tapetes de garrafas partidas,  tiro ao alvo com pedras aos agentes, roubo e destruição de propriedade alheia?

Custa-me a compreender. Deve ser a idade…

E mesmo que entenda que este fenómenos do comportamento “bestial” das claques e das “juves” são transversais ao mundo do futebol e comuns a qualquer emblema, quando se  passa com a malta do “meu clube” fico mesmo lixado. Para não dizer outra coisa…

O comportamento dos grupos potencia sempre o desvario individual. E quer um quer o outro são muito influenciados pela copofonia.

Tenho a felicidade de viver num bairro muito calmo do Estoril. Mas como estamos relativamente perto da Escola de Hotelaria, quando há praxes ou outras movimentações académicas a malta da batina (por noma sossegada e estudiosa) deixa destapar o controlo emocional e vêm em bandos para as ruas perdidos de bêbedos, interrompendo a passagem de carros e de pessoas, deitando-se na via pública, fazendo as necessidades onde calha.

Tudo porque temos um café de bairro que faz o seu negócio vendendo álcool a rodos nestas ocasiões. Pede-se a intervenção da Guarda, já que existe a presunção que muitas das miúdas e miúdos que vimos naqueles preparos não têm ainda idade para beber.  O dono do café diz que o “desgraçam”, faz olhos carinhosos e deixam tudo em banho-maria até à próxima vez…

Terminada a “happy hour” a malta estudantil retoma a sua habitual tarefa de estudar. Andam envergonhados uns dias, mas logo passa.

São inevitabilidades do mundo moderno, dirão os mais experientes e sábios. Pode ser que sejam, mas não somos obrigados a gostar daquilo.
Eu não gosto!

Nenhum comentário: