quinta-feira, maio 14, 2015

Agulhas, ricos e camelos

Continuo lutando para me adaptar ao novo “aparelho”, sobretudo por ter um minúsculo écran de 13”, levezinho para transportar mas pouco prático para escrever durante horas a fio. Já vem a caminho um monitor de 20”. Até chegar estes posts serão mais pequenos.
O novo sistema operativo também não ajuda muito… Mas aqui a grande variável influenciadora é a PDI! Com o aproximar dos 60’s a malta começa a ter traços evidentes de rato toupeira. E o mundo desata a ficar cada vez mais longe. E desfocado…
Evidentemente que esta situação que envolve um queixume  traduzirá problemas de “abundância” – tal como o Jacinto de Paris, cuja melancolia perene se deveria a uma crise  de “Fartura” que o atacara desde que nascera no seu berço de ouro.
O gajo (moi) teve direito a um notebook do melhor e mais moderno que se pode comprar e ainda se queixa!
Pois queixo…Pena não ser um MacBook…
Se calhar ainda existirão portugueses cujo maior dilema na vida é a escolha da côr do Porsche ou a insuportável angústia associada a terem que decidir  entre as Maldivas e as Fiji para uma quinzena de férias…
Mas serão poucos.
A maioria tem de escolher entre o par de sapatos e as actividades extra-curriculares lá na escola dos putos.
Enquanto que muitos dos nossos velhos tomam os medicamentos dia sim, dia não, para fazer render a receitazinha.
Vivemos um tempo de apelo desenfreado ao consumo selectivo, onde se corta na comida para gastar na boutique,  a magreza é estatuto social e onde o mais importante parece ser o que se mostra e não aquilo que se é.
Pobre ou sem-abrigo é para esconder nos ghetos. “Quem os deixou vir para aqui?”
E a presunção da riqueza – apesar de BPN’s, BES,  PT’s e muitos outros etc… - continua a ser passaporte para muito vadio.
O Papa Francisco disse no Brasil: Queria bater em cada porta, dizer bom dia, pedir um copo de água, beber um cafezinho, mas não um copo de cachaça…
Todos temos que traçar um limite… Seja na cachaça ou noutra coisa supérflua qualquer.


Nenhum comentário: