quinta-feira, maio 21, 2015

AHRESP (e Arroz de Galinha)


Ontem estive a trabalhar na Comissão de Honra dos Prémios da AHRESP de 2014.  Teremos novidades sobre as escolhas no dia 27 de Maio, na Gala de atribuição dos ditos prémios.

Foi engraçado acompanhar os trabalhos e defender as nossas “damas” perante gente muito empenhada (todos os corpos dirigentes da AHRESP) e conhecedora. A organização do evento, muito profissional, esteve a cargo da GreenMedia.

E teve o patrocínio da Nissan, que nos possibilitou os seus novos veículos eléctricos “Leaf” para irmos almoçar ao Solar dos Presuntos, local onde (por acaso).  estava a malta do Glorioso completa . Tiraram-se fotos com o Jorge Jesus, perguntando-lhe se já tinha assinado com o Sporting… Disse que não.

Restaurantes e Hotéis são um bom sítio para cumprir o prometido e dar a receita do meu “Arroz de Galinha à Antiga”:

A matéria-prima é fundamental. Não se pode fazer um bom arroz , sápido e envolvente, com frangos de aviário. Por isso, comprem no mercado uma galinha das verdadeiras, com penas e tudo. Depois de limpa ponham-na a cozer numa panela com metade de um bom chouriço de proveniência exemplar. A outra metade é cortada às rodelas em crú e vai servir para decorar o tacho do arroz, tostando-a por cima no forno. Na panela podem deitar um fiozinho de azeite, sal, e pimenta preta.

Depois de cozida coam e aproveitam o caldo.

Fazemos de seguida uma puxadinha para fritar o arroz: cebola fininha e alho aos pedacinhos, mais um bocadinho de sal, bom azeite. Em estando alourado refrescamos com vinho  branco e metemos duas colheres de sopa de molho de tomate (já sabem que eu gosto do Barilla Olive) e uma lata de rodelas de azeitonas depois de escorrida.

A Galinha pode ser entretanto limpa de peles e ossos, para introduzir as lascas  no tacho do refogado. Ou então e para quem preferir, pode ser  simplesmente partida aos pedaços , mantendo a “vestimenta” de origem.  

Gosto ainda de introduzir no refogado um bom naco de presunto de qualidade, cortado em pedacinhos.

Apura ainda tudo por uns minutos sem introduzir o arroz.

Deita-se o arroz no tacho – que deve ser largo e de fundo bem espesso -  mexe-se bem e frita-se uns 2 minutos. Depois espevita-se o lume e entra o caldo de cozer a galinha.

Como queremos que vá ao forno mas nunca que seque em demasia, mantendo a desejada sapidez, a proporção de caldo para arroz deve ser de quase 3 para um.

Durante a cozedura testem o tempero de sal  pimenta.

Estando o arroz cozido ( e o forno previamente aquecido) destapa-se o tacho, introduz-se no forno com as rodelas de chouriço por cima e retira-se quando o chouriço estiver tostadinho.”

Um comentário:

Manuel disse...

Pela foto, é delicioso