quinta-feira, julho 10, 2014

O Congresso Internacional dos Dominicanos na Sociedade de Geografia

A O.P. (Ordem dos Pregadores), conhecida por Ordem dos Dominicanos, tem má fama na península ibérica, em resultado do envolvimento dos frades em causa na nefanda Inquisição.

Tomás de Torquemada era dominicano mas, mesmo antes do seu nascimento  foi à Ordem que o papa Gregório IX em 1233 confiou a tarefa de julgar os herejes. 

Porque  Inquisição não houve só uma,  mas três: a relacionada com a heresia dos Cátaros no século XII, a da Espanha no século XVI ( de onde deriva a portuguesa) e a de Roma (Santo Ofício).

Pouco se divulga publicamente - embora a moderna historiografia esteja segura quanto ao caso - que na maior parte dos países foram os poderes políticos, o Rei e seus ministros, que utilizaram e geriram os meios e os  tribunais da Inquisição para cumprimento das suas agendas políticas da época, muitas vezes à revelia dos clérigos nomeados para os processos.

E quanto aos métodos, à tortura e à morte pelo fogo em Autos-de-Fé, convém também saber que os resultados práticos destas actividades foram muito menores em Portugal e em Espanha do que os números homólogos, ano a  ano, causados pelas penas dos tribunais ditos civis.

Leiam aqui sff:

Agostinho Borromeu, historiador que estudou a inquisição espanhola pontua: "A Inquisição na Espanha celebrou, entre 1540 e 1700 (160 anos), 44.674 juízos. Os acusados condenados à morte foram apenas 1,8%(804) e, destes, 1,7%(13) foram condenados à morte em 'contumácia'( queima de bonecos)".

Evidentemente que nem se discute o opróbio e a vergonha relacionados com a morte pelo fogo destes 13 infelizes! Mas para relativizar convém também saber que os que foram mortos  à ordem dos  tribunais civis no mesmo período terão sido mais do que  mil vezes esse número...

Tal fama de inquisidores - acompanhada por algum proveito, mas nem todo o que lhe querem dar -  tem por vezes feito esquecer o verdadeiro trabalho destes Frades na preservação da cultura.

Considerados os historiadores, bibliófilos e arquivistas da Igreja  - muitas vezes designados por Ordo Doctorum por causa da erudição dos seus membros - ainda hoje , e  mantendo sempre  os votos de despojamento de bens terrenos, são os dominicanos responsáveis (entre outros) pela custódia dos arquivos secretos do Vaticano,   constituidos por  um registo imenso de memória das relações do
cristianismo com a história da humanidade em diferentes épocas.

O grande Arcebispo Primaz de Braga , Beato D. Frei Bartolomeu dos Mártires foi Dominicano, tal como o seu biógrafo Frei Luis de Sousa.  E mais perto de nós Frei Raul Rolo, provincial e historiador da O.P em Portugal e membro da Academia Portuguesa de História.

Pois esta gente  de muitos e avultados saberes estará na Sociedade de Geografia, entre 23 e 26 de Julho,  reunidos em Congresso Internacional. Serão muitas as intervenções científicas de valor, pelo que recomendo a vossa presença. Vejam aqui mais detalhes sff:


http://www.ft.lisboa.ucp.pt/resources/Documentos/CEHR/Enc/enc/2014-07-23a26_CongressoOsDominicanos-Call.pdf

Nenhum comentário: