Tomás de Torquemada era dominicano mas, mesmo antes do seu nascimento foi à Ordem que o papa Gregório IX em 1233 confiou a tarefa de julgar os herejes.
Porque Inquisição não houve só uma, mas três: a relacionada com a heresia dos Cátaros no século XII, a da Espanha no século XVI ( de onde deriva a portuguesa) e a de Roma (Santo Ofício).
Pouco se divulga publicamente - embora a moderna historiografia esteja segura quanto ao caso - que na maior parte dos países foram os poderes políticos, o Rei e seus ministros, que utilizaram e geriram os meios e os tribunais da Inquisição para cumprimento das suas agendas políticas da época, muitas vezes à revelia dos clérigos nomeados para os processos.
E quanto aos métodos, à tortura e à morte pelo fogo em Autos-de-Fé, convém também saber que os resultados práticos destas actividades foram muito menores em Portugal e em Espanha do que os números homólogos, ano a ano, causados pelas penas dos tribunais ditos civis.
Leiam aqui sff:
Agostinho Borromeu, historiador que estudou a inquisição espanhola pontua: "A Inquisição na Espanha celebrou, entre 1540 e 1700 (160 anos), 44.674 juízos. Os acusados condenados à morte foram apenas 1,8%(804) e, destes, 1,7%(13) foram condenados à morte em 'contumácia'( queima de bonecos)".
Evidentemente que nem se discute o opróbio e a vergonha relacionados com a morte pelo fogo destes 13 infelizes! Mas para relativizar convém também saber que os que foram mortos à ordem dos tribunais civis no mesmo período terão sido mais do que mil vezes esse número...
Tal fama de inquisidores - acompanhada por algum proveito, mas nem todo o que lhe querem dar - tem por vezes feito esquecer o verdadeiro trabalho destes Frades na preservação da cultura.

cristianismo com a história da humanidade em diferentes épocas.
O grande Arcebispo Primaz de Braga , Beato D. Frei Bartolomeu dos Mártires foi Dominicano, tal como o seu biógrafo Frei Luis de Sousa. E mais perto de nós Frei Raul Rolo, provincial e historiador da O.P em Portugal e membro da Academia Portuguesa de História.
Pois esta gente de muitos e avultados saberes estará na Sociedade de Geografia, entre 23 e 26 de Julho, reunidos em Congresso Internacional. Serão muitas as intervenções científicas de valor, pelo que recomendo a vossa presença. Vejam aqui mais detalhes sff:
http://www.ft.lisboa.ucp.pt/resources/Documentos/CEHR/Enc/enc/2014-07-23a26_CongressoOsDominicanos-Call.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário