quinta-feira, outubro 10, 2013

Qual "General Garcia"?

Alguns amigos (dos mais novos, daqueles que apenas veêm cartas quando a Autoridade Tributária ou a EDP as mandam) perguntam quem era o tal Garcia aqui referido ontem.

Com chapelada para o colega Blogue "levaracartaagarcia" (qual poderia ser melhor para o fim em vista?) Aqui vai a história - ainda pensei escrever "Cá vai a história" mas o buraco já está demasiado grande por ele próprio, sem necessidade de mais "cavadelas":

Na guerra entre os EUA e a Espanha, a propósito da despótica colonização espanhola de Cuba, ocorreu o episódio que deu origem à frase “Levar a carta a Garcia”, divulgada por Elbert Hulbard em 1899. O presidente americano, Mackinley, precisou de contactar com um dos chefes da guerrilha cubana, o general Garcia. Chamou um tal Soldado Rowan e passou-lhe uma carta para ser entregue, em Cuba, ao comandante rebelde. Pelo que se conta, Rowan, sem nada perguntar, meteu a missiva numa bolsa impermeável e partiu para Cuba. Percorreu montes e vales, selvas e praias, mas, quatro dias depois, entregou a carta a Garcia e regressou aos EUA para dar conta do cumprimento da missão ao seu presidente. É este o sentido da expressão que dá título a este blogue: “Cumprir eficazmente uma missão, por mais difícil ou impossível que possa parecer”. (in Ciberdúvidas).

E até amanhã que estou com o joelho direito a cair de podre pelas muitas horas que estive ontem de pé e urge (é mesmo esta a palavra) ir à Clínica meter mais uns shots. Não para a veia!! Para a cartilagem!

Nenhum comentário: