quinta-feira, agosto 22, 2013

O gel de banho acabou com o sabonete ?

De momento os sabonetes que ainda encontro lá por casa são os que a “sargenta” compra (pequeninos, da Ach.Brito) para pôr dentro das gavetas da roupa interior.
Nunca percebi porque é que o faz, mas já minha mulher fazia o mesmo, embora utilizando saquinhos de potpourri. Não sou insensível aos bons cheiros, mas custa-me a acreditar que as “partes pudendas” de dois matulões ganhem alguma coisa por cheirarem a alfazema. Antes pelo contrário.
E não sigo por esse caminho, porque rapidamente passaria dessas partes pudendas para as outras e daí para os odores a bacalhau seco, mais uma vez baixando o nível do blogue. O que não é admissível.
Tenho saudades dos matacões saboneteiros  que enchiam a mão lá no duche, com a vantagem de – por estarem sempre a cair – contribuírem em muito para aumentar a flexibilidade dos banhistas. Claro que era preciso algum cuidado quando – em locais mais públicos , como balneários de piscinas ou de recintos desportivos – se deixava cair o sabonete… Convinha um gajo olhar bem para o lado e para trás antes de se baixar.

 
Mas fora isso o velho sabonete tinha vantagens sobre os atuais “gels” de banho. Começo por embirrar com o nome.
“Gel” será o quê?  Pela definição não vamos lá… Ora leiam:
é um sólido aparentemente de material gelatinoso formado de uma dispersão coloidal, em que o meio disperso se apresenta no estado líquido e o meio dispersante no estado sólido.”
Raios cus partam (digo eu).
Vamos lá pelas utilizações mais conhecidas:
a)Nome de pessoa – recordo aqui o incomparável Johnny  Gel, figura do inenarrável filme “Zombie Apocalypse” juntamente com a leading lady Andrea Abatte (nunca ouviram falar nem de um nem do outro? Eu também não…).
b)Material para fazer unhas e verniz (suponho que para as senhoras usarem, mas já não juro). Há até quem faça esculturas  com isso. De fugir.
c)Abreviatura de Gelatina .
d) E substituto do velho sabonete. Segundo a DECO-ProTeste:

O gel de duche, produto de limpeza recente, conquistou o seu lugar devido à sua grande vantagem em relação ao sabonete: maior suavidade depois do banho.”

E a pergunta impôe-se: Para que é que um marmanjo necessita de “maior suavidade depois do banho”?  O que faz falta a um Homem de jeito, qualquer que seja a idade, é algo que retire o suor e as gorduras da pele.
Que quanto ao cheiro logo aparecerá depois de duas horas a cavalo.
E nem me perguntem feitos parvos: “a cavalo em quê?” Porque levam logo roda de ordinários!

Nenhum comentário: