sábado, agosto 10, 2013

Crónicas da Serra 1

Aqui estou de novo na "mais alta". Calor em barda e solzinho bem forte na testa da malta. A tradicional feijoca com pé de porco esperava por nós ao almoço e embora seja um prato de Inverno, que bem que nos soube!

Saudades dos sabores cá de cima, e alguma "larica" para quem se levantou ainda não eram seis da matina fizeram o milagre. Não há dúvida que a fome (passe o exagero)  é o melhor tempero que pode existir!

Trouxe uma garoupa de 3 kg e tal, um tamboril idem, idem, sargos de palmo e meio, vários lombos de porco preto e de bacalhau inglês. Aqui na Beira Alta temos o borrego dos pastores, as batatas novas, as vagens (feijão verde) e as saladas da nossa horta.

Haja criatividade para tanta matéria prima! E como o peixe não viu congelação alguma temos de o despachar primeiro. Amanhã , Domingo, deixamos a tradição do assado de lado e avançamos para a garoupa cozida com todos os acompanhamentos.

E depois se verá, ao sabor da vontade do mestre cuca... 

Faço um parêntesis para saudar Urbano Tavares Rodrigues, grande escritor , homem sábio e de uma doçura que nos conquistava a todos, grande democrata e resistente ao fascismo, mas sobretudo um Homem de Paz e de Concórdia, um Campeão da Tolerância que escolhia os seus amigos sem se preocupar se estes prestavam vassalagem aos deuses da esquerda ou da direita, a Jesus Cristo ou a Maomé, simplesmente porque eram seus amigos...

Boa Viagem Senhor Urbano! E muito obrigado por ter compartilhado connosco este vale de lágrimas.

Nenhum comentário: