quinta-feira, maio 23, 2013

Frases lapidares (ou não)

A última grande calinada do atual regime foi dita (tanto quanto sei ainda não houve outra) por Luis Marques Guedes, quando chamou a Paulo Portas , em directo para a TV, "o lider do principal Partido da Oposição."

Mas muito antes do que isso sempre existiram frases engraçadas  fora de contexto, ou situações que as envolviam.

O diário do Almirante Américo Tomás - que há pouco tempo ainda se podia consultar no Museu da Presidência, em Belém , aberto na página do dia 25 de Abril - refere exatamente para esse dia (e cito de memória) que o "tempo estaria bom mas enevoado, e o mar encrespado" e depois destas notícias , típicas de um marinheiro que fez parte da sua vida no Instituto Hidrográfico, não deixa ainda de nos elucidar : "parece que lá para o centro de Lisboa há alguma movimentação e populaça nas ruas...".

Na agenda de bolso da minha Mãe - normalmente utilizada para assentar as consultas médicas e pouco mais -  a informação para esse dia é muito mais lacónica , mas ao mesmo tempo radiante: "Acabou o Fascismo". E mais nada.


Quando visitava uma cidade o velho Almirante era conhecido por dizer sempre mais ou menos a mesma coisa:  “ Esta é a primeira vez que aqui venho depois da última vez que aqui estive…”

E normalmente acabava : "Perante o calor humano  que rodeou esta minha visita tenho apenas um adjectivo: Gostei!"

Não sei quem lhe preparava os discursos , ou se seria ele mesmo a fazê-los, habituado a escrever os comunicados do Hidrográfico com as previsões das marés.

Dizem os antigos alunos de Direito  de uma Universidade privada de Lisboa que  uma linda  aluna teria sido sujeita a exame oral de Direito Constitucional, onde lhe colocaram uma questão sobre a revolução dos cravos. E a resposta foi mais ou menos esta:

"O que aconteceu no 25 de Abril foi o início do regime autoritário salazarista.
Mas quem subiu ao poder foi o presidente do então PSD, Álvaro Cunhal, que viria a falecer em circunstâncias misteriosas no acidente de Camarate."


Segundo parece tiveram que segurar o Professor para não lhe bater...

Outra história interessante, passada na vetusta e respeitadíssima Universidade de Coimbra, Faculdade  de Direito, no exame final de Introdução ao Estudo do Direito, do 1º ano do curso: 

" - Pegue no Código Civil e leia o artigo 32.
- O Código Civil?
- Sim, o Código Civil.
- Bem, Sr. professor, isso é que ainda não tive oportunidade de comprar."


E termino com mais uma escorregadela da nossa juventude, desta vez no exame  final do 12º ano:

"- Como se chama o grupo dos países mais industrializados do mundo?
- Jet-Set."


Toma lá qu'é pr'áprenderes!

Nenhum comentário: