sexta-feira, junho 29, 2012

Bloco Filatélico "Viva Portugal"

Vamos emitir a 4 de Julho, e só com carimbos de Lisboa e Porto, um bloco filatélico de homenagem à Seleção Nacional de Futebol.

Terá uma tiragem de apenas 40,000 exs, Facial de 1,5€ e será produzido na INCM.

A interpretação artística é interessante: uma bandeira nacional esvoaça ligeiramente desfocada da esquerda para a direita, deixando que a sua metade verde se confunda com a de um campo de futebol.

E, tal como na série que dedicámos ao Campeonato Europeu de 2012, evitaram-se fotografias de logotipos e de personagens por motivos óbvios, nesta altura  das poupanças obrigatórias...

Orgulho e glória de um país, representação pública da forma coletiva de estar e de ser, projeção das nossas singularidades e idiossincrasias enquanto povo, a Seleção Nacional leva em "cima das pernas maravilhosas" dos seus jogadores uma responsabilidade que , em boa verdade, não seria justo que carregassem, mas que nem por isso deixa de estar sempre presente cada vez que entram em campo.

Portugal, o futebol da Seleção Nacional, conseguiu estar nas fases finais de 5 campeonatos do mundo – com um 3º lugar em 1966 e um 4º lugar em 2006. E em termos de Campeonatos da Europa, desde 1996 nunca deixou de se qualificar para as fases finais, tendo obtido o 2º lugar em 2004. E agora está entre os 4 primeiros do campeonato da Europa de 2012.

É evidente que não podemos achar que saímos da crise por causa do futebol, mas um bom resultado da seleção aumenta a auto-estima e o orgulho dos portugueses, e pode fazer esquecer por algum tempo parte das amarguras do dia-a-dia com a “paixão e a alegria” que fazem parte da essência do futebol .

2 comentários:

Selo_fan disse...

Até EU, que não percebo patavina de futebol, sei que os europeus são de 4 em 4 anos...
Ora na MINHA matemática, 2012- 4 dá 2008.....
Na MINHA matemática....

E mesmo não perceben$do patavina de futebol (mas percebo alguma coisa de internet), sei que provavelmente onde Portugal chegou mais longe em fases finais, foi no europeu de 2004, 2º lugar, onde fomos derrotados pelos gregos....

A MINHA FILATELIA disse...

É vergonhoso que os CTT embarquem nesta histeria colectiva de apoio ao futebol, com uma linguagem patrioteira e demagógica insuportável
Triste país onde os unicos heróis são os do pontapé na bola.