segunda-feira, junho 11, 2012

As 3 Cordas

No magnífico almoço deste Domingo, com vários amigos em redor das excelentes lampreias recheadas  ou simplesmente grelhadas ( depois de secas e fumadas) que o Paulinho trouxe lá da Galicia, falámos das 3 cordas:

"A Corda para atar a barca ao molhe;  a Corda do relógio e para dar Corda aos sapatos e ...Acorda ou chegas atrasado ao emprego!"

A conversa chegou aqui por alturas em que já tinhamos abandonado as Lampreias e estávamos nos Robalos de mar assados no forno, e pouco antes de meter o dente nuns simples "lagartos" (raio de nome!!) de porco preto grelhados.

E a razão foi simples, a "malta" da mesa falava da sova que praticamente toda a hotelaria e restauração estava a levar aqui em Portugal depois dos IVA's majorados, e que só estava a faltar a muitos proprietários a ..."Corda" para se enforcarem (financeiramente falando!). Era a primeira daquelas "Cordas".

Segundo parece na conversa entre a AHRESP e os nossos Governantes àcerca desta matéria  do IVA na restauração só se ouviu falar "na Espanha, no contágio da situação espanhola, naquilo que nos pode acontecer por causa dos bancos espanhóis, e por aí...".

Alguns dias depois desta conversa lá se ficou sabendo que a Espanha tinha ido de..."Corda" ao pescoço a Berlim pedir umas massas para capitalizar os seus bancos.

"Não é Resgate!!" Bramava o Rajoy nuestro hermano. Pode não ser exatamente , mas lá que deve ser o irmão gémeo do resgate , disso podes ter a certeza.

E esperemos pelas cenas dos próximos capítulos para ver até que ponto o empréstimo a 3%" saído da magnanimidade tedesca será assim tão "incondicional" como o 1º Ministro de Espanha o quer fazer passar... Aqui o melhor será "dar Corda ao relógio" e esperar para ver o mal que se aproxima, altura em que quem souber e puder e ainda aqui estiver "dará Corda aos sapatos para ir viver lá para bem longe"

De facto  parece que em Espanha, tal como nos outros lados,  a palavra de ordem está a ser: Salvem os Bancos! Todos em frente para salvar a "Bankia" (cá diríamos o " BPN"!).

Que se lixe o mexilhão... Em Madrid (El País) já hoje de manhã se falava de cortes nos subsídios de desemprego, aumentos do IVA (lá está!) e outras coisinhas que só têm por objetivo amolar o Zé (que já foi o Zé pagante, sendo que hoje é o Zé passante*).

Por fim, e depois da malta de esquerda ter ganho a 1ª volta das legislativas em França, só penso que esta Europa terá futuro se os patrões godos  Acordarem do pesadelo em que nos meteram, despertando para a realidade de um mundo que já não é aquele que vem nos manuais de economia ou de finanças públicas.

* Zé Passante porque passa pelo restaurante sem entrar, passa pelas montras sem comprar, passa as passas do Algarve para dar de comer aos filhos, e ainda por cima passa por isto tudo a pé porque não só não tem dinheiro para o Diesel como as Finanças lhe confiscaram o carro velhinho...

Nota 1 - Vejam aqui sff o excelente artigo do NYTimes de hoje sobre a situação europeia:

http://www.nytimes.com/2012/06/11/business/global/as-focus-shifts-to-rescuing-spanish-banks-worries-grow-over-greece.html?_r=1&nl=todaysheadlines&emc=edit_th_20120611

Nota 2 - Nesta conjuntura, quem se lembra que estão uns 22 macacos a correr lá para a terra do velho huno Átila? Eu não....

Nenhum comentário: