domingo, junho 17, 2012

A Assembleia Geral da UPU

Notícias boas e outras assim-assim...

Para o bom são os dados oficiais da União Postal Universal. De acordo com essa informação a Filatelia em 2012 representará cerca de 50 milhares de milhões de USD como Negócio primário (dos Operadores Postais) em todo o mundo (é um 50 com 9 zeros).

 Aos quais temos de somar uns 40 milhares de milhões do Mercado secundário (comerciantes). E o aumento de 2011 face a 2010 foi superior a 8%, estimando-se que de 2011 para 2012 a subida será ainda importante, de perto de 7%.

Não é bem o pitrol, nem sequer o ouro (Alentejo, estou a chegar! Não se esqueçam de quem vos ajudou nos tempos da miséria compadres!) mas mesmo assim é respeitável.

As notícias assim-assim? Parece que este aumento se deu sobretudo nos mercados emergentes, Ásia, América do Sul... Na China uns impensáveis 100 000 novos filatelistas aparecem em cada ano! No Japão ainda não se deu por quebra nas receitas desta actividade. No centro da Europa , com a Alemanha a dominar, o núcleo forte mantêm-se, mas há corte nas importações de selos de outros países.Nos países mais do Sul (os da Crise) está tudo a complicar-se.

É a vida.

Quanto às novidades nos selos, está tudo a virar-se para a "Realidade Aumentada". Selos e blocos que permitem através de algoritmos de reconhecimento de imagem, que o filatelista vá para além da informação que o selo contém, isto se tiver  acesso à internet e a webcams ou câmaras de telefones Android ou Apple (está claro)!

Teremos sobre esta matéria novidades aqui em Portugal já para Agosto. Atenção à Emissão sobre os navios Sagres e Creoula.

Outra notícia (para mim também mais ou menos) é que a "intelligentzia" cá dos selos de todo o mundo me veio pedir mais 4 anos na Presidência da WADP\UPU, à conta de se irem reformar 2 elementos fundamentais - JF Logette e Ken Mckeon - na estrutura da UPU e existindo o receio que se perca a memória histórica desta antiga actividade se eu também bazasse...

Aqui é que me lixaram. Tenho de pensar bem. São 8 anos já feitos, com mais 4 acho que bato o recorde de presidências na UPU em todos os sectores... Sempre por amor à arte!

Viajar em tempos de crise, a contar os euritos,  não é muito agradável e pouco dá para compensar as saudades do Pedro da Horta, Solar dos Presuntos, Galito, Tertúlia, Jockey e Beira Mar...

Já para não falar dos amigos, família e senhorio (tudo por esta ordem, que o gajo senhorio não deve vir ler isto...).

Mas na altura das dificuldades é que se vê a têmpera do Homem! Carago! (mesmo assim não estou ainda convencido).

Nenhum comentário: