quarta-feira, agosto 31, 2011

Uma polémica interessante

Um dos nossos Leitores - leiam no local do costume - critica esta minha mania de estar sempre a falar de restaurantes e a recomendar alguns. E escreve (com razão mas também alguma demagogia) "que se eu fosse um contribuinte a ganhar 500 euros por mês não poderia nem frequentar esses locais, nem andar a comer cabritos por aí..."

Primeiro, o óbvio: se eu fosse um cidadão a ganhar 500 euros por mês (ou menos) não frequentaria nem esses, nem mais nenhum Restaurante concerteza. Mas...não sou. E se ganhasse menos de 500 euros também não teria esta "mania" de fazer Posts nem ter Blogues, porque o hardware é caro e a InterNet não é de graça... Nem talvez o meu Leitor teria a oportunidade de ler os meus dislates, se também ganhasse apenas isso, pelas mesmíssimas razões.

Mesmo assim não sei se não comeria Cabrito ou Borrego  de vez em quando... Cá em cima na terrinha, na altura em que o leite das ovelhas começa a ser necessário para fazer o queijo ( que dá muito mais rendimento ao Pastor do que os borregos) é possível comprar-se essa carne a 6 ou 7 euros o kg.  Em Lisboa custa quase o dobro, em redor dos 11,5 euros. E qualquer pensionista de Seia ou de Gouveia compra borrego nestas alturas, para os dias mais importantes do ano.

Depois, a defesa do Comilão (Moi): Tenho 56 anos e não sei muitas coisas. Também tenho dúvidas sobre se voltarei a aprender outras coisas novas  nesta altura da vida (mas neste mundo esquisito tudo é possível). Escrever sobre aquilo que não sei? Para isso já temos o Nuno Rogeiro, "especialista" em tudo, desde a Música popular ao Desporto, passando pela Política Externa e pela Defesa Nacional (deve receber relatórios semanais da maioria dos serviços secretos ocidentais, o que, tendo em vista o que se passa aqui no Burgo, já me pareceu mais estranho...)

Por isso escrevo (também)  sobre Gastronomia. Não será para todos? Não Senhor. Também a Festa do Avante (onde fui já algumas vezes e tenho ideia de ir este ano) não será para todos... A EP custa este ano 20 euros até 1 de Setembro e 30 euros depois disso... É o preço de um almocinho no Galito...

Já pensaram nisso? A nossa vida é um conjunto de escolhas, sobretudo quando a falta de dinheiro aperta: Cinema ou livros na feira do parque deste ano?  Ao Sábado, almoçar umas sardinhas fora ou fazer em casa, para toda a família, um cachaço de porco assado no forno? Comprar o Expresso ou trazer uns croissants para casa? Comprar um casaco nos Saldos ou convidar a mais que tudo para jantar fora?

O problema está ( e estará cada vez mais) quando alguns de nós já não tiverem hipótese de escolher entre aquilo que (não) recebem e as primeiras necessidades... Se o que  há para decidir este mês é pagar a electricidade e deixar a água para o mês que vem?

Isso é que são problemas... E se calhar, deixando de frequentar restaurantes e livrarias, estaremos nós também - os que podem ainda lá ir - a contribuir para a generalização cada vez maior desses casos aflitivos.

O mundo não é simples, nem só branco nem só preto. Cada vez mais será nas tonalidades de cinzento que, infelizmente, temos de navegar. Com a costa à vista, está claro!

Um comentário:

Anônimo disse...

Raul foi apenas uma piada relaccionada com a crise que atravessamos. Somos livres de escolhermos os Restaurantes , sabemos nós que há preços para todos os gostos , talvez alguns exagerados.Mas não é todos os dias que manjamos sessenta e tal euros numa refeição , nem nas cerimónias!
Mas olha que o cabrito estava caro , ou era a garrafita de tinto que era uma reserva!

Realmente Gastronomia é consigo , e é óptimo apreciarmos o bom que este País ainda tem , embora a qualidade esteja a perder-se porque todos procuram o lucro fácil,e os nossos produtos já são escassos. Não me admirava nada que em breve o azeite venha da China...

Bem vou preparar o jantar , um jantarzinho porque isto não está para brincadeiras , o Gás vai aumentar , a Luz vai aumentar ,...
Ainda vamos voltar à casa dos nossos Pais à nossa aldeia para usarmos a lareira e cozinhar a lenha!ehehe

Saúde Sr.Raúl e bom apetite!