domingo, agosto 14, 2011

A Sesta

As virtudes do descanso depois do almoço - sobretudo quando o Sol dá de chapa na testa - têm sido postuladas por muitos (e bons). Desde logo o Dr Mário Soares, que sem isso não passava fosse dia de trabalho ou de descanso. Mas também foram famosos praticantes da Sesta as seguintes personalidades:
 John F. Kennedy, Lyndon B. Johnson, Ronald Reagan, Margaret Thatcher,Bill Clinton, Albert Einstein, Leonardo Da Vinci, John D. Rockefeller, Eleanor Roosevelt, Johannes Brahms, Beethoven, Benjamin Franklin, e Robert Louis Stevenson. Sem falar de Sir Winston Churchil, o mais conhecido deles todos que apregoava aos 4 ventos que a sua saúde de ferro, apesar dos muitos charutos e litros de champagne e whisky, se devia à prática dos chamados 3 "r's" durante e após a sua sesta diária: Rest, Relaxation, and Recovery (Descanso, Descontracção, Recuperação).

A insuspeita Universidade de Berkeley até provou ,durante um projecto que realizou em 2009, que a "Sesta"  torna as pessoas mais inteligentes:
"A new research conducted by scientists at the University of California, Berkeley, demonstrates that taking an afternoon nap is very useful for it may enhance as well as reinstate the power of your brain. The researches have said that in addition to invigorating the mind, a sleep schedule that is biphasic or has two phases also makes one more intelligent."

Não sei se acredito nisso tudo, mas é certo e sabido que pratico a "sesta" depois do almoço sempre que posso, nas férias e nos fins de semana. Recomendo o mesmo a todos que o possam fazer sem destruir a harmonia familiar.

Até acredito - falando por experiência própria - que não há coisa mais satisfatória e reconfortante do que uma sesta a dois, seja Verão ou seja Inverno, apesar da respectiva concretização implicar ter os miúdos ou fora de casa ou a fazerem o mesmo... Isto é, com menos de 5 ou mais de 15 aninhos...

E havendo  Sogra ou Mãe (ou ambas) que não compartilhem a mesma "cabana" está claro! Não sei porquê mas essas santas criaturas têm horror à felicidade dos outros , sobretudo se evidenciada à sua frente. Daí a má vontade e a "trombice" como costumavam encarar estas partilhas  de volúpia conjugal.

Hoje em dia durmo sozinho. Eu e os meus sonhos. Mas ainda é uma das Santas que, tal como há 15 anos atrás, me desperta para as duras realidades da vida de viúvo a tomar conta de 3 indigentes (Filho, Cunhado e a tal Santa sogra):

-"Olhe, venha-me ajudar que não sei o que havemos de fazer para o jantar!"
-"Eu vou já minha Sogra "




E lá tenho de deixar desamparada a Giovana Antonnelli (Musa actual dos meus sonhos , grande amiga da "left hand").

Até já Giovana ! Logo à noite falamos melhor. Vou atender a Santa cá de cima...(raios que a partam mais o jantar das bestas!)



Nenhum comentário: