quinta-feira, setembro 01, 2011

A corda à volta do pescoço

Depois de lido com nostalgia e muita simpatia o comentário do nosso Amigo sobre os  "gastos à mesa",  (e, já que estamos numa de cabrito,  apresento noutro Post o meu almoço de aniversário para fazer inveja)  recostei-me no velho sofá para ouvir o Homem da Luta.  De facto, para além de eu fazer anos, ontem era também dia  de São Vitor Gaspar (este santo é perigoso, aparece quase todos os dias).

Ouvi, engoli e restou-me filosofar. Então a malta dos 66000 euros por ano (Brutos! Brutíssimos!!) vai deixar de deduzir os gastos com Educação, Saúde e Habitação??!! Alguém fez as contas do ponto de vista do contribuinte?

Reparem que estamos a falar de casais a receberem por mês perto de 2500 euros líquidos. Se tiverem dois filhos a estudar (pelo barato sai cada um a 250 euros por mês) , e pagarem de crédito ao banco 1000 euros por mês por causa da casa, ficam com 1000 euros para se "orientarem" durante os 30 dias (comer, vestir, água, electricidade,gasolina, passes sociais, dinheiro para o bolso dos putos, livros escolares, etc... ).

Sempre são quase três ordenados mínimos! Dirão alguns... Certo, existem obviamente situações muito piores, mas se esta não é a classe média, não sei onde ela está metida...Por acaso até sei. Está metida num grande sarilho!

Nem discuto a necessidade de enfiar dinheiro nos cofres do Estado, , mas tenho de discutir a forma como vão ao bolso dos mesmos , uma e outra vez! Então o Dr. Alberto João "descuida-se" e a classe média do País todo é que tem de o "cobrir"? Os "gajos da Internacional Socialista" ? os "Maçons"?

Por que é que não se vai aos fagotes, perdão, aos dinheiros dos pobrezinhos que usam e abusam do off-shore da Madeira?

Pedro Passos Coelho afirmou em Madrid que "é necessário poupar os ricos, os detentores das fortunas, para assegurar que continuam a investir e que criam emprego. Para que as fortunas não fujam do País, e ainda para captar capital estrangeiro."

Mas na altura em que esses mesmos ricos usavam e abusavam , se enchiam de dinheiro à custa dos rendimentos dos investimentos tóxicos que banqueiros vigaristas criaram para eles , alguém se lembrava de "poupar os pobres"? E terão sido esses pobres a causar a Crise? Se calhar porque não andavam mais a pé e tinham a audácia de comer duas vezes por dia...

Sabem que essa história também a ouvi eu, pessoalmente, na Cuba dos anos 80. O pobre do povo cubano passava fome para "captar" os turistas que pagavam em USD e assim contribuiam para pôr nos cofres "del Comandante" as divisas estrangeiras com que Cuba pagava as importações...
 A população tinha sido de tal forma "ensaboada" , uma autêntica lavagem ao cérebro, que todos defendiam esta política. Nem entrada tinham nos "Hotéis dos Turistas", para que não soubessem que existiam "outras vidas" para além das do sofrimento diário que eram as deles... Viviam das gorgetas e de expedientes vários.

Nunca na minha vida pensei que poderíamos estar  agora na mesma situação. Então o objectivo de um Governo, qualquer Governo, será o quê? Matar a classe média e dar provimento à malta da massa?  Mais cedo ou mais tarde ainda se reintroduz outra vez o imposto do isqueiro...

Nenhum comentário: