quarta-feira, setembro 28, 2011

Os 100 Dias

Historicamente são contados desde a saída do Imperador Napoleão Buonaparte da Ilha de Elba, para recomeçar a guerra depois de ter sido pela primeira vez exilado, e a Batalha de Waterloo. Também este período costuma ser conhecido pelo nome de "O Voo da Águia" (sem gozo malta!!) pelo facto dos estandartes imperiais de Napoleão terem recuperado a simbologia heráldica das águias das legiões romanas.

No nosso caso contam-se hoje os 100 dias que Passos Coelho y sus Muchachos levam de governo. E, a contar com a sondagem da Markteste  hoje publicada no Diário Económico, têm sido 100 dias de cruzeiro no Mediterrâneo: sol a brilhar, mar azul e chão, passageiros contentes e felizes, mão de mestre na roda do leme...

O PSD sobe nas intenções de voto dos portugueses para os 47%. O PS desce para uns mesquinhos 23%. O CDS\PP  desce também e desaparece da vida política, o PCP  desce, mas pouco, e quota-se como a 3ª força. E o BE? Praticamente não se vê.

Para já uma coisa parece certa: este Governo aparenta ter a legitimidade suficiente para pedir ainda mais sacrifícios aos Portugueses. E o principal Partido da Oposição ou muda de táctica ou corre o risco de se transformar em cobertor de papa no Verão (isto é, em algo de perfeitamente supérfluo).

À primeira vista nem se dá pela Crise. Estranho país? Ou apenas o facto da inevitável trolha que afectará a classe média estar ainda para vir? Ou, tudo é possível, a raiva que os tugas sentem pelo "fugitivo filósofo" ser ainda tanta que votariam desta forma só para castigarem o Partido que o acolheu,  lhe deu alturas de incenso e que ainda mantém nas suas fileiras (até no Parlamento) os seus mais desastrados fâmulos?

Esperemos pelos próximos capítulos desta novela. Só gostaria que a próxima sondagem não fosse feita pela Marktest... Et pour cause...

Capisce Malta?

Nenhum comentário: