quinta-feira, setembro 01, 2011

Almoço de (pequena) festa

Trabalhei que nem um condenado  - o que sou, de facto, condenado a ouvir, a calar e a pagar. Mas não sou só eu...

Levantei-me às 7.00h. Começei logo a preparar as bases dos refogados do almoço, para o cabrito assado, para o arroz de peito e costela do mesmo cabrito, para as batatas assadas no forno. Lavei e cozi os grelos, pus o cabrito a assar logo às 8.00h. Depois foi a trabalhêra que mais me doi: descascar as batatas aqui da quinta...

As coisas iam-se compondo. Virado o cabrito algumas vezes e tendo já ganho aquele tom tostado que aprecio, pôs-se no lado de baixo do forno e entraram as batatas para cima, cortadas aos pedaços, temperadas com sal e em cima da mesma "cama" do cabrito: alho e cebola triturados com sal, massa de pimentão e um pouco de louro.

Encetei  o conflito com o arroz: refoguei peito e costela de cabrito cortados em pedaços pequenos com muita cebola e alho. Juntei míscaros partidos à mão, grosseiramente, rectifiquei de sal e deitei duas malaguetas desfeitas. Nesse refogado fritei o arroz (estufado, para nunca pegar) e deixei depois cozer. Por cima decorei com rodelas de morcela e de paio caseiros. E foi para o forno alourar também (tive que retirar o tabuleiro das batatas e juntá-las ao cabrito, para caber tudo).

Antes de nos sentarmos escorri bem os grelos, parti em juliana e salteei-os em azeite e alho.

E pronto! Às 12,30h estávamos à mesa!

Para beber um tinto também ele de festa: Quinta do Crasto Vinhas Velhas de 2008.

O aniversariante é que "deu ao pedal"?  Homessa!

Têm razão. Mas se assim não fosse ainda hoje estava à espera de "vianda"...

Façam vocês mesmos  que os tempos estão difíceis...

Nota: A miserável fotografia que ilustra o Post não faz jus ao resultado do trabalho do Blogger. Embora o dia estivesse escuro que se fartava,  a foto abusa do preto! Foi o reles fotógrafo do Senhorio que a tirou e vê-se mesmo que não nasceu para aquilo. O material (IPhone 4) também não deve ter ajudado muito..

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns!

És bom português e basta , encher a pança com estas iguarias da nossa terra e bom vinho! ehehe

Bem , fizeste um bom trabalho ficou com boa cor