quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Ruminações...

Ando a dormir mal.

Desde que apanhei um "susto neurológico" depois da (e causado pela ) PORTUGAL2010, acordo muitas vezes de noite a reflectir na precariedade daquilo que todos nós damos por  adquirido: o almoço com os Amigos, os bons tempos passados lá para Abrantes na cavaqueira com o clâ Alves, os petiscos da  nossa Serra, alguma boa música que se vai ouvindo.

Esta noite, porém, dei por mim a macaquear na política caseira.  E pareceu-me finalmente compreender porque motivo é que o PCP levantou este Fantasma da Moção de Censura  ao Governo,  da possibilidade de apoiar a da Direita ou de  fazer a sua própria,  esperando que a mesma Direita a vote favoravelmente.

O Tio Jerónimo, que de Política conhece  tudo e sobra-lhe ainda tempo  para ensinar a estes miúdos rabinos que por aí se atravessam agora, sabe muito bem que o seu Partido tenderá a desaparecer do Plenário caso seja aprovada a redução do número de Deputados, tal como o PSD quer e já sugeriu ao PS (ficaríamos com uns 180 deputados, ao contrário dos 230 que temos hoje).

Por isso mesmo convém-lhe ter uma moeda de troca cara e que não se pode ignorar: Aprovar a Moção de Censura dos outros ou avançar com a sua Moção.

O próprio PS - pela intervenção arguta e a tempo do Sr Ministro para os Assuntos Parlamentares Jorge Lacão  - também não foi por acaso que introduziu esta questão da discussão do número de Deputados exactamente agora, quando aparece no horizonte a nuvem da dita cuja Moção...

Ou seja: Se o PCP avançar com a Moção ( sua ou viabilizando a dos outros) é certo e sabido que o PS se vinga, acordando com o PSD a diminuição dos Deputados. E lá se vai PCP ( e Bloco, e CDS\PP) para as urtigas, parlamentarmente falando.

O resultado deste imbroglio  parece estar dependente do timing e das jogadas de bastidores: Ou Tudo : Moção + Diminuição dos Deputados - ou Nada (e ficamos como estamos).

Consequências do Tudo - Cai o Governo. Nas próximas Legislativas os pequenos Partidos ficariam contentes se conseguissem eleger 4 ou 5 Deputados cada um. Ou menos...

Consequências do Nada - Nada mesmo... Para cair Sócrates lá tinha o PR que se atravessar na jogada.

Nota Final: sabendo tudo isto (ou suspeitando) será que Paulo Portas dará a mão ao PSD votando favoravelmente a Moção de Censura? Para ele será mais importante um Ministério no próximo Governo ou manter um grupo parlamentar com alguma dimensão?

Muito difícil de responder ...

Nenhum comentário: