segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Polvo assado à galega

Frio que se farta !!  Como desta vez não vim muito preparado cá para o Maciço Central temos que ir improvisando com o que se encontra nas prateleiras dos supermercados da zona.

Pensei num polvito assado no forno à moda da Galicia, com os seus sabores a pimentão doce.

Dois polvos limpos e amanhados que chegados a casa são batidos a malho numa tábua para eliminar a rijeza natural dos tecidos . Numa panela colocamos uma cebola grande e água apenas para cobrir metade dos polvos, Sem sal. Depois da água a ferver introduzem-se os polvos que estarão cozidos quando a cebola o estiver. Mais ou menos 45 minutos.

Entretanto assamos as batatas da terra num tabuleiro, apenas com azeite, alho esmagado, cebolas às rodelas  e sal. Cerca de uma hora no forno quente.

Quando o polvo estiver cozido passa-se para um outro tabuleiro de forno, rega-se com azeite, colorau e borrifa-se com sal. Já sabem o truque: Polvo para cima e tabuleiro das batatas (mais adiantadas) para baixo. Depois de cozido estará assado e tostadinho por cima em apenas 20 minutos.

Metade das  batatas assadas e um dos polvos aconchegam-se num dos tabuleiros que vai assim à mesa. O segundo polvo coloca-se no outro tabuleiro, junto das batatas que sobraram, e aguarda a sua vez dentro do forno apagado. Assim temos sempre  a comidinha quente!

Abrimos duas garrafitas de Dão Quinta da Falorca de 2003. Estava ainda muito bom.

Nenhum comentário: