terça-feira, fevereiro 02, 2010

Cozido de grão com cardos

Já o provaram? Quando bem feito este cozido transtagano é uma coisa de lamber as bêças e chorar por mais... E muito fácil de fazer, como poderão constatar...

Aqui vai a receita em minha interpretação livre e boémia (que São Mendonça Pai me perdoe...):

É muito importante  terem em casa um Tacho largo e de bom fundo espesso, para que a cozedura lenta (fundamental para apurar o cozido) seja feita sem perigo de "pegar"...

Apanhem-se (ou mandem-se apanhar nos campos) caules de cardos tenros, limpem-se bem das folhas e dos picos agressivos. Usem luvas, está claro! Lavem muito bem.

 Tenha-se em casa salsicharia artesanal de porco preto: Toucinho, Chouriça de carne, Chouriça de sangue.

Acrescente-se as costelas e a mão de um borrego "à maneira" e mais umas mão-cheias de grão de bico previamente demolhado. Componha-se o tacho com umas batatas pequenas da terra, novas e de boa qualidade.

Nota: No caso de não haver cactos ( o mais natural...) substituam-nos por feijão verde ou, ainda melhor, por ervilhaca. Abóbora menina também é sempre bem vinda...

O Borrego e os enchidos devem ficar temperados de véspera com vinho branco, um tudo nada de massa de pimentão, louro e alho (não muito). Podem também dar uma "entaladela" ao grão de bico.

No dia da comezaina prepara-se um bom refogado com azeite do melhor, cebola fininha e alho. Quando estiver bem alourado introduz-se o grão de bico já entalado,  os enchidos  e as partes do borrego partidas aos bocados. Estufa-se por uns minutos e deitam-se seguidamente os cactos (ou o que houver) e as batatinhas novas.
Corrigimos de sal, acrescentamos com um golpe de vinho branco,coloca-se um ramo de hortelã bem fresca,  reduz-se o lume e ...aguarda-se por umas duas horitas que o cozinhado vá apurando.

Comemos esta "maravilha da terra" , comidinha dos pobres de antanho, antecedendo-a com uns ovos mexidos em azeite e espargos silvestres e bebendo um Dão Quinta da Fata 2005 touriga nacional.

Para o pobre Dão não se sentir sózinho com semelhante companhia sulista, arranjou-se-lhe amparo sob a forma de um queijo de meia cura da Arrifana de Seia.

E depois só nos apeteceu deitar nalguma rede e passar a mão por alguma gata (salvo seja) que por ali aparecesse... ele há dias em que sabe bem estar vivo!

Um comentário:

Anônimo disse...

vou adaptar, sendo praticamente fiel a alguns conselhos,neste Domingo gordo!Hum...merci pela sugestão que deixou!Tudo de bom!
:)