terça-feira, fevereiro 02, 2010

A ASAE Comentada

Os Amigos Silvério e Paulo Mendonça comentam:

Bom dia

Eu considero que a ASAE faz aquilo que deve: cumpre a lei, o que não significa que, por vezes, não se exceda e seja mais papista do que o Papa.

Para mim, o pecado original está na legislação que, como veio recentemente no Expresso, é, em geral, mal feita e consome-nos milhões.

Caro Amigo Raúl

Como trabalho no ramo queria só fazer um pequeno reparo, é que a ASAE apenas faz cumprir aquilo que a legislação obriga, em meu entender a culpa dos excessos em Portugal estão ligados aos senhores(as) que fazem a transposição das directivas europeias, que na maioria dos casos concedem aos países a possibilidade de adaptar as directivas às especificidades locais mas estes senhores(as) que  desconhecem a realidade e as especificidades da nossa riqueza gastronómica cometem verdadeiros atentados, legislando tendo por base apenas os seus conhecimentos ao nível da nutrição, veterinária e higiene que nunca tiveram por base a realidade prática de quem todos os dias tem de confeccionar as iguarias que todos gostamos.

 A realidade é que a restauração em Portugal (muito por "culpa" da ASAE) está neste momento no que concerne à higiene e segurança alimentar em 1º lugar na Europa,  facto reconhecido pelas associações internacionais do sector, assim em meu entender o que deveria ser tornado público é quem são os iluminados que transformam directivas em lei sem atenderem às especificidades de um elemento riquissímo da nossa cultrura.Se a gasstronomia foi elevada a Património Nacional hà que a proteger e isto é responsabilidade de todos e em especial de quem tem a tutela sobre a mesma,  assim como de todos aqueles que directa ou indirectamente dela se servem e são servidos.

 
Comentário aos Comentários: longe de mim desdenhar do controlo sanitário, higiénico e etc... que a ASAE faz ( e muito bem) em todos os estabelecimentos! O que quero dizer é que cada terra terá as suas "excepções" aos regulamentos , como diz o Paulo, e se não levarmos em conta algumas dessas especificidades estamos a enterrar usos e costumes ancestrais...Reparem apenas no que acontece aqui ao lado em termos de industria artesanal de salsicharia.

Nenhum comentário: