quinta-feira, dezembro 31, 2009

Manhã Submersa


Submersa de água!! O que é que estavam por aí a pensar seus aleivosos? É a Inverna que não pára de atormentar estas terras, com chuva batida a vento e temperaturas indignas da Serra da Estrela neste mês: 11º às  7 da manhã... Nunca se viu disto cá por cima. Por esta altura costumam os prados acordar brancos de geada e a temperatura a roçar os 1 ou 2 grauzitos...E ainda dizem , em Copenhaga, que estas coisas do aquecimento global são para levar com calma.

Manhã Submersa de água, Obviamente!! Se bem que...

A Noite foi passada entre Amigos, como seria de esperar, tendo-se chegado a algumas conclusões notáveis lá mais para a meia noite:
a) Em primeiro lugar havia que louvar as terras e o clima de Deus nosso Senhor, que contribuíram para que este Dão fosse o que fosse.
b) Em segundo lugar, a sapiência do enólogo local, mas também a sua habitual modéstia, rodeando-se dos presságios e conselhos de gente entendida (todos ali presentes) , o que só poderia abonar em favor do resultado final.
c) Em terceiro lugar, o facto deste mosto ter sido muito acompanhado, por tardes e noites de  salutar convívio na Adega. Ora está provado (tanto quanto parecia aos presentes) que quanto mais o mosto sentir à sua volta este ambiente de confraternização, mais tendência terá para melhorar em qualidade... Houve até quem sugerisse que não estaria fora de causa equilibrar a qualidade do mosto com a do presunto e queijo consumidos nesses convívios. Mas a esse mandámos calar, por estar a esticar demasiado a "corda".

Quando começaram as cantorias " a capella" chegou a minha Sogra com uma vassoura de piassaba e lá abandonámos , melancolicamente, o local de culto.

Para mim , meu senhorio e meu cunhado, a "viagem" foi de alguns metros ( e mesmo assim...).  Agora para os Amigos que se deslocavam para fora da aldeia telefonou-se à mulher do que perdeu aos dados para os vir buscar. E ela veio, mas transfigurada como se fosse  uma das Fúrias helénicas, adivinhando-se o fato de treino por cima do pijama  e a  melena desgrenhada (esta não se adivinhava, via-se mesmo. Via-se até a dobrar).

 Agora há que preparar um lanchinho de reconciliação, já que alguém tem que vir buscar os 3 carros estacionados à porta... Será uma antecipação da passagem do ano, lá pelas 17.00h...

Entretanto vou tratar do almocinho: Arroz de Tamboril com Gambas e Mexilhão. Espero não confundir as gambas com os bocados de tripa enfarinhada dos rojões, que lá estão também no frigorífico...O melhor é esperar mais umas horitas...

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Amigo Raúl

Aproveito este meio para desejar ao Blogger, ao seu Senhorio e restante família, assim como a todos os leitores deste excelente Blog um Ano novo pleno de saúde, cheio de boas comezainas e de regozijo pelos objectivos alcançados ou se preferirem pelas dificuldades ultrapassadas.

Um grande bem haja

Paulo Mendonça