segunda-feira, dezembro 28, 2009

A complexa análise ao Vinho



A maioria dos mortais pensará que nada existe de tão simples do que uma análise ao vinho que está ainda nos depósitos, aguardando para ser engarrafado... Tratar-se ia de retirar uma pequena amostra do liquido em causa para um recipiente bem lavado, levà-la ao laboratório com o qual se firmou contrato - neste caso o da Cooperativa do Dão, em Nelas - e aguardar com serenidade os resultados.

Erro crasso, embora compreensível...

Aqui no sopé da Estrela o problema complica-se, e muito,  dado que o proprietário\enólogo\adegueiro necessita de algum conforto espiritual antes de empreender a perigosa jornada em demanda do Laboratório e dos seus inexoráveis resultados finais.

Trata-se, no fim de contas, do culminar de um ano agrícola - neste momento apenas a azeitona dará que fazer, lá mais para Janeiro - e para todos os efeitos a famigerada Análise é  a prova real que mede os esforços e a sabedoria do "impetrante" agricultor.

Tal como os estudantes ansiosos antes dos Exames Nacionais (bem, enfim, talvez noutros tempos) , o nosso jovem agricultor de  52 anos (jovem quando comparado com a geração anterior, que será sempre a bitola contra a qual será avaliado) estremece ao pensar no que pode acontecer "lá para Nelas, naqueles laboratórios".

Para colher ânimo em seu coração vai então convidar os Amigos e familiares para as sessões de pré-prova analítica. O que são estas sessões? São apenas convívios de adega, onde o vinho é provado à espicha por todos e onde desde logo se tecem as encomiásticas elegias ao trabalho do "enólogo" e ao resultado do mesmo, ou não fosse o mesmo  "enólogo" aquele que lhes proporcionou , para além de basta quantidade de vinho (branco e tinto, em prova ou fora dela) as competentes chouriças, queijos e lascas de presunto que são imprescindíveis ao "trabalho" da pré-avaliação vinícola...

Assim, desta forma reconfortado pelos seus pares, vai o JAEP (Jovem agricultor de elevado potencial) a caminho de Nelas e da Prova Final. Vai o JAEP mas não vai de JEEP, porque aqui na Serra, em pequeno minifundio, não chega a tanto o resultado liquido da actividade agrícola...Nem sequer a uma bicicleta a motor, quanto mais a um JEEP...

Terá sorte? Logo que se saibam os resultados não deixarei de aqui os publicar. Uma coisa,  porém, é certa: Se forem bons há que festejar ...bebendo. Se forem maus há que colher conforto e reanimar a alma...bebendo. Afinal o vinhito fez-se para isso mesmo.

Agora vamos para a Missa no Convento de Gouveia.

Nenhum comentário: