terça-feira, dezembro 22, 2009

A Modernização da Ceia de Natal



A refeição da Noite de Natal já teve em tempos contornos mágicos, associados a uma época onde a Igreja e os seus cultos faziam parte integrante da mitologia natalícia.Pelo menos para os católicos... Ia-se à Missa do Galo - que começava algures entre as 21,30h e as 23,00h , conforme as paróquias. Deixava-se a mesa já posta com os doces da quadra - as filhoses, as fatias douradas - e o bacalhau já meio cozido com as couves, tudo   abafado em água quente numas panelas rodeadas de cobertores de papa e jornais velhos.

Quando se regressava da Igreja ia-se para a mesa e só depois da refeição se abriam os presentes dos adultos. Os das crianças seriam descobertos lá mais pela manhãzinha. Antes da "deita", lá para as 2 ou 3 da manhã, ainda era costume beber um Porto Vintage ou um Whisky velho...

Hoje em dia não sei se existirão ainda muitos portugueses que vão à Missa do Galo, e quanto à Ceia de Natal, vou ali e já venho...Transformou-se na maioria dos casos em Jantar de família (em havendo a sorte de termos a família do nosso lado).

Como - e muito bem - as mulheres já se deixaram da escravidão secular dos tachos e panelas, é usual e até divertido as tarefas dessa noite serem compartilhadas pelos comensais.

Façam o Bacalhauzinho , pois claro, mas inovem na receita. Assem-no no forno com batatas meio cozidas com a pele que depois se descascam e ficam a marinar por uma hora dentro do tabuleiro de forno onde já está o Dom Bacalhau, cebola às rodelas, muito alho picado (para quem gosta do sabor , mas não de os trincar) e azeite do melhor. Virem as postas para dourarem dos dois lados. Umas folhinhas de louro e duas malaguetas desfeitas no mesmo azeite são sempre bem vindas...

Antes ponham a "Jubentude" a trabalhar se os conseguirem afastar da TV Cabo. A preparar e a decorar as travessa de acepipes já feitos que se compraram previamente: Bom Paio branco de Portalegre,  de porco preto, fatiado fino, Presunto de porco preto, Cabeça de Xara (em havendo),  Salmão fumado , idem , idem (se comprarem em lombo sai mais barato e sabe melhor...dá é algum trabalho a cortar...), Anchovas, Muxama de Atum (se a encontrarem), Vários Patês de caça, um Foie Gras se houver ainda algum euro que dê para isso (o de pato é mais barato que o de ganso, mas... não é a mesma coisa), Ovas de Salmão (Caviar dos pobres) completam a mesa.

Contra o que é comum na mesa de todos os dias, dou o conselho de comerem primeiro o bacalhau e só depois trazerem os acepipes. A mesa fica bem composta com essas travessas e com as tradicionais broas e fritos da temporada. Bolo-Rei  ao meio, rodeado dos doces. E na seguinte coroa circular os salgados.Já sabem que odeio o cheiro a fritos em casa e na cozinha, por isso, e se forem como eu,  o melhor é comprar tudo o que é doce de fritar fora... Há a Garret do Estoril - embora para lá entrar a partir de 23\12 só com passaporte especial - mas há também a velhinha  Confeitaria Nacional e tantas outras...E não se esqueçam da casinha de pronto a comer da Pontinha: Sabores Calientes.

Para beber?

Comecem  - para o Bacalhau - com um tinto vigoroso e cheio, carnudo e cheirando a pinhas, o PAPE 2005 de Álvaro de Castro (entre 18 e 25 euros). Continuem apenas com espumantes . Recomendo o Vértice ou o Vintage da Murganheira ( a cerca de 11euritos  o primeiro, mais ou menos a  20 euros o segundo).

Terminem com o Porto Vintage de 2007 a que puderem chegar ( estará, se tiverem sorte, perto dos 50 euritos)...

Filme recomendado para a Noite de Natal, antes de abrirem as prendas: A Idade do Gelo 3. Em alternativa um clássico dos clássicos: It's a Wonderful Life,  a obra-prima de Frank Capra, com James Stewart

Bom Natal para todos!!

Nota: Nestes dias que se seguem até ao Natal não sei se vou manter esta "coluna" com a recorrência habitual...Próximo Post garantido lá para 27, do alto da Serra da Estrela  onde espero que o vinho  branco já esteja a dar boa prova, não sei se se lembram...

Nenhum comentário: