quarta-feira, dezembro 09, 2009

Dia Mundial contra a Corrupção

















Só mesmo para dar um lembrete sobre a data de hoje:

9 de Dezembro - Dia Mundial da Luta contra a Corrupção.

Nunca, em Portugal ou no restante mundo (civilizado, ou nem tanto assim) se falou tanto sobre a necessidade de controlar esta "praga" dos favores a troco de dinheiro ou de outras benesses...

Mas falar parece que não tem a virtude de evitar a propagação da doença. Muito pelo contrário, a Corrupção parece incluir-se no grupo das tais "coisas" que, como diziam os antigos, lá na Beira Alta, " quanto mais se remexe mais parece que medram"

Se é o medo que guarda a vinha, tem de ser objectivamente o mesmo medo que guarde a decência das relações entre Clientes e Fornecedores, entre Estado e Utentes, entre Autarquias e Construtores Civis, entre, finalmente, Operadores do Mercado e a Autoridade Fiscal.

Faltam meios de polícia para detectar estas malandrices? Parece que o que falta são sobretudo leis mais simples, para se fazer prova fácil em tribunal destes desmandos, e uma justiça célere para dar conta do recado a tempo e horas...

O Presidente do Conselho Nacional para a Luta contra a Corrupção também é o Presidente do Tribunal de Contas - Guilherme de Oliveira Martins. O que lhe posso desejar neste final do ano - para além de muita saúde - é que , em qualquer das ocupações, nunca lhe doam as mãos nem se lhe embote o entendimento.

Força Guilherme Amigo que o Povo está contigo!

Nenhum comentário: