quinta-feira, dezembro 03, 2009

E a Bairrada ali tão perto...


Mais uma ida à Figueira da Foz , que meteu fim de semana, e aí esteve outra oportunidade para nos lambermos com o leitão bairradino...

Já sabem que - contra a grande maioria dos especialistas que juram e trejuram pela Casa Vidal - aqui o vosso Blogger não larga a Meta dos Leitões... e nem tanto por causa da qualidade intrínseca do bicho imolado nos fornos, mas sobretudo pela variedade e qualidade dos vinhos Casa de Sarmento, do proprietário, e que apenas se encontram nestas suas casas: Na Meta, na Metinha, e por alguns centros Comerciais (Amoreiras e Vasco da Gama).

Desde já vos esconjuro se abocanharem de pronto o "sarmentinho" , vinho gasoso feito sem cuidados especiais, tão típico da zona, como todos estes espumosos sem muito carácter que se bebem um pouco por todas as adegas particulares do "terroir" bairradino...

Não senhor! Não percam a oportunidade para avançarem com galhardia sobre os excelentes espumantes da Casa de Sarmento, onde, para meu gosto pessoal, sobressai o feito de Moscatel Galega, talvez por ser tão raro em terras lusas.

Antes do inevitável leitão comam uma dose de cabidela do mesmo, feita em barro e rescendendo dos perfumes celestiais que a magia e a sabedoria do homem souberam integrar em matéria prima tão franciscana como são as vísceras do pobre porco.

Depois sim, embarquem no leitão assado, com a sua salada de temporada , a batata frita e o belo pão bairradina de "teta", a estalar do forno.

Contem pelo menos com 2 garrafitas do belo espumante para três pessoas, e se uma delas não beber assim muito...

Terminem com uma bagaceira branca Casa de Sarmento, notável , e um belo café. Não tenham pressa nenhuma de se porem ao caminho. Deixem-se lá estar a ver as vistas pelo menos mais duas horitas ( et pour cause...)

Três notáveis, num destes fins de semana, beberam desta forma e comeram idem, idem, por...69,30Euros.

Trazendo para casa mais 6 garrafinhas do especioso espumante Moscatel, tão caras como... -nem sei se diga, porque vão lá e estragam-me a festa... - mas lá vai... por menos de 7 euritos cada uma...

E ainda dizem que está o Leitão pela hora da morte.

Nenhum comentário: