terça-feira, dezembro 23, 2008

Preparar a Consoada


Bacalhau com as couves ainda admito na noite de Natal, mas o cheiro a fritos na cozinha - para as filhoses, os sonhos, as fatias douradas, etc.. - isso é que me custa a suportar nesta noite mais importante do ano para quem vive bem a quadra .

Se forem como eu aqui deixo alguns conselhos para fazer desta noite uma reunião familiar civilizada que não se estrague com a canseira dos preparativos de última hora ou com o dito cheiro a óleo de fritar pelo apartamento dentro...

Quem conseguir escapar umas horas mais cedo do emprego, no dia 24, bem pode adiantar um Bacalhau à Gomes de Sá, com a grande vantagem de ir trabalhando o prato durante a tarde e apenas ser necessário levar ao forno antes de jantar.

Ora vejam esta "imitação" de Bacalhau à Gomes de Sá que é rápida e resulta bem:
Cozam (apenas um leve entalanço) o bacalhau, escorram bem e desfaçam em lascas, retirando a pele e as espinhas. Façam o mesmo às batatas em rodelas grossas tendo o cuidado de as deixar inteiras. Depois é só cortar uma ou duas boas cebolas às rodelas finas e puxá-la em bom azeite, com bastante alho e louro.
Tudo isto pode ser feito com antecedência...
Meia Hora antes de comerem deitem num Prato fundo de ir ao forno camadas de batatas, cebola, e bacalhau começando com cebola e terminando também com a cebola. Deitem por cima um fio de Azeite extra Virgem, com carinho mas sem excessos , levem ao forno quente durante 15 a 20 minutos e decorem com azeitonas pretas descaroçadas, salsa e ovo cozido finamente picado.

Se acharem bem podemos anteceder este Bacalhau por uma entrada de ovos mexidos com tomate e chouriço alentejano. Muito fácil! Apenas tenham o cuidado de juntar para a tijela onde batem os ovos (dois por pessoa) dois ou três tomates maduros partidos aos bocados bem pequenos e limpos de pele e sementes mas reservando os seus sucos naturais. E ainda um pouco de Leite meio gordo para os tornar mais fofos. Temperem como de costume, com sal e pimenta, e batam juntamente com o chouriço partido aos bocados pequenos. Prevejam no mínimo 100 golpes do garfo para que a mistura se consolide e os ovos fiquem bem macios. Fritem apenas em azeite. Já se sabe que apenas ficam bem ovos batidos à temperatura ambiente... tirem-nos do frigorífico com antecedência!

Para entreter até abrirem os presentes comprem fora as broas de mel ou castelares e enfeitem a mesa com o Bolo de Natal feito com especiarias e frutos secos e coberto com capa de açucar branco (na Garret do Estoril arranjam tudo isto).

Antes disso limpem bem e cortem aos pedaços um Ananás bem maduro - na falta deste um abacaxi - e coloquem num prato meio fundo . Juntem-lhe natas batidas ao vosso gosto (com ou sem açúcar) e rematem assim a Ceia de Natal.

Para o Bacalhau aconselho um Dão tinto novo, o Quinta da Pellada 2004 Touriga é excelente, mas puxadote, aí pelos 32€. Mas também muito bom é o Pelllada 2005 , a menos uns 10 euritos. Uma alternativa mais económica mas que fica bem com o "Gomes de Sá "- honrado Comerciante de secos e molhados da ilustre cidade do Porto - é o Vallado Douro tinto, colheita de 2006, pelos 9 euros.

Com o Ananás podem sempre tentar um Madeira Sercial e para fazer horas até que chegue o Pai Natal proponho que - por uma noite - abandonem o whisky e ousem abrir uma boa garrafa de Porto Vintage. Tentem o Fonseca Guimaraens Vintage 2004 ou o Quinta do Vesúvio também Vintage do mesmo ano.

Caso não tenham paciência para um jogo de Monopólio em família há sempre a hipótese de vermos um filme que agrade a todos e que tenha a ver com a Quadra ...


Uma sugestão seria alugarem o "Scrooged" com o impagável Bill Murray a ter de lidar com os fantasmas dos Natais passado e futuro , ou então o clássico "The Muppet Christmas Carrol" com os Marretas a contracenarem com o grande actor Michael Caine.


Feliz Natal para todos!

Nenhum comentário: