segunda-feira, dezembro 15, 2008

Os Donos das Coisas


Vem esta crónica a propósito do simpósio da esquerda "não alinhada" do último fim de semana e da forma como a "outra esquerda", mais ortodoxa, reagiu.

O Tio Jerónimo, visivelmente incomodado, falava de "casamentos e de baptizados e do convite que não fora feito"... E que "teriam para lá umas ideias, mas que não chegava".

E - digo eu - com isto arrogava-se a posse da Esquerda verdadeiramente de esquerda.

Do lado do PS lá veio o comentador de serviço, o Tio Santos Silva, dizer que "sim, tinha ouvido falar da reuniãozinha deste fds, mas que o lugar do Manuel Alegre naturalmente seria no PS e quanto ao resto, pois haveriam por lá algumas ideias e mais nada..."

Outro que se acha dono da verdadeira Esquerda

Quanto ao Congresso , Simpósio, ou lá o que foi, pouco tenho a dizer, excepto que me pareceu ler nas entrelinhas dos seus proponentes uma certa arrogância quanto à ideologia que defendem: Eles seriam os únicos mortais que - em Portugal, quiçá no Mundo - podem vir a público falar de Esquerda e de programas de Esquerda. A esquerda é deles e de mais ninguém! O resto é ortodoxia soviética , anarquismo fora de prazo ou ainda social democracia capitalista encapotada.
O Tio "Sabe Tudo" Rebelo de Sousa, esfregava as mãos de contente e contava já os votos que Alegre y sus muchaxos retirariam ao PS em 2009: "podem ser 7% ou mesmo 8%, se assim for o PSD tem hipóteses de discutir a eleição com José Sócrates! Terá é de fazer uma convenção agora na Primavera para unir as Hostes!"

E nestas afirmações todos também reconhecemos uma certa arrogância de quem pensa que é o único dono da verdade, de toda a verdade...

Esta coisa dos Homens (e Mulheres) pensarem que são donos de coisas mais ou menos intangíveis deve ter começado na infância e na adolescência, e depois - por falta de cuidados dedicados do foro psicanalítico - assim se viram projectadas para a Idade Adulta certas ilusões de grandeza que melhor seria terem para sempre ficado fechadas no baú dos brinquedos.

E não estou apenas a falar de política! Numa Empresa é comum existirem debates sérios sobre quem será, de facto, o "dono do Cliente" ... Ou sobre quem é o "dono do Produto" ... E por aí fora.
Responsabilidade , que é um tema conexo mas que afastam destas discussões a 7 pés, é que nunca ou raramente é debatida... Dono da Empresa para receber a parte dos Lucros todos gostaríamos de ser, mas dono da mesma Empresa para arcar com a responsabilidade social da falência ou dos prejuízos?? Dono para gastar em carros de luxo? OK!! Dono para pagar do seu bolso os ordenados em atraso? Bem, está na altura de bazar...

Neste enquadramento gritar que se é "dono" da esquerda" faz tanto sentido como afirmar-se que somos "donos" da chuva ou do bom tempo... Teremos alguma responsabilidade colectivamente - e cada vez maior - na origem das alterações climáticas que fazem chover ou fazer sol, mas daí a afirmarmos que somos - pessoalmente - responsáveis por ter chovido "pra burro" no fds passado vai uma grande diferença...

Ninguém é dono de uma ideologia, nem mesmo aquele que a criou como sistema político ou filosófico, pois da interpretação e colocação em prática das teorias resultam novos desenvolvimentos, avanços em veredas não previstas pelo ideólogo e não sonhadas pelo Politólogo que as comenta ex-post, de serviço às radios, jornais e TV's

E termino perguntando: nestas circunstâncias quem será o "Dono do Voto político"? O Povão que vota, o Comentador que o orienta ou o Político que é eleito??

Na prática acho que todos julgam - com sinceridade e cada um à sua maneira - que são eles os verdadeiros "donos"...

Mas nenhum será, com verdade, "Dono" dos votos dos outros. Apenas do seu próprio e único voto. O Voto é singular e da consciência do votante, não uma coisa plural que possa ser comprada ou vendida.
Na intimidade do "santo dos santos" da democracia, dentro da secção de votos, deve estar apenas o cidadão , uma esferográfica e um boletim de voto.
Esperemos que para sempre.

Nenhum comentário: